Transferências bancárias pelo WhatsApp: o que se sabe até agora e o que falta explicar

Transferências bancárias pelo WhatsApp: o que se sabe até agora e o que falta explicar
Tire suas dúvidas sobre novo serviço que estará disponível no aplicativo de mensagens. WhatsApp deve lançar opção de pagamentos no Brasil em breve.

REUTERS/Thomas White

O Banco Central (BC) liberou nesta terça-feira (30) transferências bancárias por meio do WhatsApp. Com esse aval, o aplicativo poderá oferecer um sistema de pagamentos em suas conversas – a data do lançamento, porém, ainda não foi definida.

Para viabilizar o serviço, a decisão envolveu a aprovação da empresa Facebook Pagamentos do Brasil como um "iniciador de pagamentos" e Visa e Mastercard como intermediadores dos processos.

Em junho de 2020, o aplicativo de mensagens chegou a anunciar o serviço de pagamentos, mas BC e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) suspenderam o serviço. Na época, as autoridades disseram que ainda precisavam avaliar os riscos da modalidade.

Veja abaixo o que se sabe e o que ainda falta explicar sobre:

Como serão as transferências no WhatsApp?

Quando começa a valer?

Quais bandeiras poderão ser cadastradas?

Quais serão os bancos habilitados para as transações?

Qual empresa de serviços financeiros fará as transferências?

Por que o serviço foi barrado em 2020?

Haverá tarifa? De quanto será?

Qual o limite de transações? Em quais moedas?

O Facebook Pay também foi aprovado?

O que é um iniciador de pagamentos?

O WhatsApp oferece transferências em outro país?

1. Como serão as transferências no WhatsApp?

Os pagamentos pelo WhatsApp vão funcionar direto do chat. Haverá uma função, no mesmo menu do envio de imagens, chamada "Pagamento".

O aplicativo, que pertence ao Facebook, apenas iniciará as transações entre contas dos clientes nas instituições em que são correntistas.

WhatsApp vai permitir fazer pagamentos a amigos e lojas pelo aplicativo.

Divulgação/WhatsApp

Para fazer transferências, o usuário terá que cadastrar o número do cartão de débito ou pré-pago de bandeiras Visa ou MasterCard.

O BC autorizou à Visa e à Mastercard para dois “arranjos de pagamento” abertos, como transferência, depósito, pré-pago e doméstico.

O WhatsApp também fará parte do arranjo, que tornará possíveis as transferências pelo aplicativo de mensagens.

2. Quando começa a valer?

Ainda não há uma data definida. As operações poderão ser feitas quando o WhatsApp disponibilizar a funcionalidade ao cliente, disse o BC.

Ao G1, o WhatsApp afirmou que está nos "preparativos finais" para disponibilizar esta funcionalidade "assim que possível".

Quando a novidade foi anunciada no ano passado, estava previsto a disponibilização de pagamentos para empresas e pessoas.

Agora, o cenário mudou. O aplicativo afirmou que em um primeiro momento, o serviço vai funcionar apenas para transferências entre usuários.

Os pagamentos para comércios devem ser "lançados posteriormente".

3. Quais bandeiras poderão ser cadastradas?

Mastercard e Visa.

4. Quais serão os bancos habilitados para as transações?

Ainda não há a confirmação de quais bancos estarão habilitados para as transações. Em 2020, quando foi barrado, o serviço estava disponível apenas para as instituições Nubank, Sicredi e Banco do Brasil.

Ao G1, o aplicativo disse que pretende lançar o serviço com mais parceiros para expandir a cobertura para o Brasil.

"O serviço de pagamentos no WhatsApp é uma plataforma aberta para a participação de qualquer parceiro que cumpra os requisitos", afirmou.

5. Qual empresa de serviços financeiros fará as transferências?

A informação ainda não foi divulgada.

No ano passado, a parceira para as transações era a Cielo. Em 2020, o WhatsApp havia dito que o sistema era aberto e disponível para receber futuros parceiros.

6. Por que o serviço foi barrado em 2020?

Em junho de 2020, o BC determinou que Visa e Mastercard interrompessem a função de pagamentos no WhatsApp para "avaliar riscos e garantir funcionamento adequado do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB)".

Na época, o Cade viu potenciais riscos para a concorrência.

Na última terça-feira (30), pouco antes de anunciar a aprovação do sistema do WhatsApp, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou que vê "um casamento entre mídia social e o mundo de finanças, controladores tem de entender como regular, enfrentar e o que significa para competição na sociedade".

7. Haverá tarifa? Quanto será?

O WhatsApp não deu detalhes se cobrará alguma tarifa nas transações. De acordo com o BC, a cobrança sobre as transações bancárias será definida pelo aplicativo.

Quando foi anunciado em 2020, o serviço não tinha taxas para o público em geral, mas previa cobrança de taxa fixa de 3,99% por transação aos comerciantes que utilizam WhatsApp Business.

Além disso, os empresários também precisariam ter uma conta Cielo para solicitar e receber pagamentos ilimitados, tanto de crédito quanto de débito, oferecer reembolsos e ter suporte técnico.

8. Qual o limite de transações? Em quais moedas?

O WhatsApp ainda não divulgou este detalhe após a liberação por parte do BC. O aplicativo afirmou apenas que "o serviço possibilitará transações somente no Brasil e em moeda local".

No ano passado, os limites eram de R$ 1 mil por transação e R$ 5 mil por mês. Seria possível fazer até 20 transações por dia.

9. O Facebook Pay também foi aprovado?

Não. Os pedidos da Visa e da Mastercard para funcionamento dos arranjos de compra vinculados ao programa Facebook Pay seguem em análise.

Com esta funcionalidade, os mesmos dados de cartão cadastrados no WhatsApp poderiam ser utilizados em toda a família de aplicativos do Facebook.

Se aprovado, esse sistema vai permitir que as pessoas façam pagamento para empresas que usam a versão "WhatsApp Business".

Em dezembro passado, a companhia anunciou a chegada do carrinho de compras em conversas com lojas, sem oferecer as opções de pagamento.

10. O que é um iniciador de pagamentos?

Em serviços indicados como “iniciadores de pagamentos”, o consumidor dá a ordem para que a instituição financeira em que é correntista realize o pagamento diretamente ao lojista, sem a necessidade de acessar o aplicativo, com débito em sua conta de depósito ou de pagamento.

Como consequência, são eliminados intermediários, como, por exemplo, o cartão de crédito.

11. O WhatsApp oferece transferências em outro país?

Sim. O recurso de pagamentos do WhatsApp já funciona na Índia, desde novembro de 2020.

WhatsApp Pay na Índia.

Divulgação/WhatsApp

Para enviar dinheiro pelo WhatsApp na Índia, é necessário ter uma conta bancária e um cartão de débito emitidos no país – são permitidas transações entre 160 bancos autorizados.

Entenda a nova política de privacidade do WhatsApp:

Seis perguntas sobre a nova política de privacidade do WhatsApp