Advogado ferreirense Jorge Luís Nery de Oliveira lança primeiro livro

Advogado ferreirense Jorge Luís Nery de Oliveira lança primeiro livro


O advogado ferreirense Jorge Luís Nery de Oliveira está lançando seu primeiro livro jurídico sobre empresas familiares. Ele levou mais de um ano para ser finalizado, pois foi um trabalho técnico e cauteloso. "Após toda essa jornada, outros sentimentos não poderiam ter senão orgulho e satisfação por cada passo que foi dado", conta.

Jorge Luís atua nas áreas de Direito Público e Privado e também na assistência judiciária gratuita, por meio do convênio firmado entre a Defensoria Pública do Estado de São Paulo e a OAB/SP. Ele é Bacharel em Direito e pós-graduando em Direito Processual Civil Empresarial.

A inspiração para a história se originou com o comércio da cidade, que é formado, em sua grande maioria, por empresas, que foram ou são, constituídas por algumas famílias, com o intuito de darem continuidade aos negócios ao longo de suas gerações. Ao ampliar o estudo, Jorge Luís percebeu que essa "familiarização empresarial" não se tratava de algo regional ou local, mas sim algo nacional, que se espalhava por todo país, e, até mesmo, de nível global, ressaltando a sua grande contribuição para a economia europeia por meio da apresentação de dados significativos.

"Assim, busquei esclarecer dúvidas deste setor empresarial através das leis e costumes utilizados pela Espanha (expoente na área empresarial familiar), a fim de auxiliá-los no seus sucessos empresariais por meio de estratégias duradouras e eficazes para com os mais diversos conflitos que possam emergir nesta área de atuação sejam eles de cunho familiar ou sejam de viés comercial", explica.

Ele entendeu que para uma empresa familiar nacional ter sucesso, perdurando por longas gerações no mercado, é preciso promover renovações ou inovações das legislações brasileiras em prol dessas parcelas empreendedoras no país, e por consequência, uma parcela da economia global. No livro, ele mostra que é possível aprender a lidar com situações e/ou problemas rotineiros e semelhantes ocorridos, por exemplo, nas empresas hispânicas através da adoção de mecanismos corporativos inteligentes e incorporá-los à nossa realidade, mesmo que, neste momento, ainda não tenhamos leis específicas no Brasil acerca dessa matéria empresarial familiar.

Jorge Luís pretende lançar outros volumes para esta obra, abordando demais pontos específicos e muitos outros aspectos em comuns com empresas familiares na Espanha e no Brasil, para que, assim, possamos enriquecer nosso conhecimento jurídico-econômico até que legislações brasileiras sejam promulgadas neste sentido.

"Espero que o livro possa clarear e inovar as estratégias de todos os pequenos e médios empreendedores, além de estimular a renovação e, até mesmo, a inovação das legislações brasileiras em prol da classe, provocando maiores contribuições para o crescimento econômico do país com melhorias no PIB e na geração de empregos, como uma forma de aliviar a atual recessão pela qual passamos", diz Jorge Luís.

O livro não é uma obra exclusiva para profissionais de Direito, pelo contrário, é dedicado a todos que têm interesse pelo tema e que operam na área empresarial, jurídica, societária, corporativa ou que queiram fazer parte delas.

A obra, lançada pela Editora Appris, já está disponível para venda nas principais livrarias do país e na plataforma digital da editora, além de outras dezenas de shoppings virtuais, considerados como os melhores e maiores para compras on-line. A versão e-book será lançada em breve.