Gerenciador de senhas LastPass vai limitar uso grátis do serviço para um só tipo de dispositivo

Gerenciador de senhas LastPass vai limitar uso grátis do serviço para um só tipo de dispositivo

Reprodução/G1

O serviço de gerenciamento de senhas LastPass anunciou que a modalidade de uso gratuito terá uma sincronização restrita por tipo de acesso, obrigando usuários a escolherem entre a sincronização no computador ou em dispositivos móveis. A mudança deve entrar em vigor a partir de março.

Sendo um gerenciador de senhas, o LastPass criptografa as senhas do usuário com uma senha mestra e preenche automaticamente as senhas previamente cadastradas. Ele pode ser integrado ao navegador web no computador e utilizado por meio de um app no celular.

A sincronização é uma das funções mais importantes dos gerenciadores de senhas. É ela que torna as senhas criadas em um dispositivo imediatamente disponíveis em todos os demais smartphones, tablets ou computadores que o usuário possui.

Com a restrição, o uso do gerenciador de senhas em serviços que são disponibilizados tanto no computador como no celular ficará prejudicado.

A companhia também anunciou que o suporte técnico por e-mail não estará mais disponível para usuários do plano gratuito.

Uso de senhas únicas para cada site ou aplicativo ajuda a evitar dores de cabeça com vazamentos de dados.

linusb4/Freeimages.com

Alternativas

Muitos gerenciadores de senhas gratuitos não oferecem bom suporte para sincronização.

Em geral, é preciso que o usuário armazene o cofre de senhas em um serviço de armazenamento em nuvem para que o mesmo cofre seja utilizado em vários dispositivos. Alguns serviços pagos proíbem qualquer sincronização nos planos gratuitos.

O próprio LastPass só passou a permitir a sincronização gratuita em 2016. O programa foi lançado em 2008.

Uma alternativa que pode funcionar para alguns usuários é o serviço da Microsoft, oferecido por meio de uma extensão para o Google Chrome e como aplicativo para Android e iOS. Nos celulares, o preenchimento de senhas é integrado ao Microsoft Authenticator, o gerador de senhas temporárias da empresa.

O Google também oferece um serviço de gerenciador de senhas integrado ao Chrome. Por depender do navegador, ele é mais limitado e não conta com preenchimento automático em aplicativos no celular. É necessário acessar as senhas armazenadas e copiar e colar no aplicativo.

Ainda existem alguns serviços gratuitos de outras empresas que permitem sincronização, como o LogMeOnce e o Bitwarden.

Contudo, é necessário cautela ao escolher um gerenciador de senhas, já que o software será responsável por proteger informações sensíveis.

Também é possível usar uma combinação de serviços ou optar por um plano pago, que pode custar cerca de R$ 15 por mês.

Gerenciador de senhas são úteis para facilitar o uso de senhas diferentes em cada serviço. Devido ao risco de a senha ser exposta em um vazamento, o uso de senhas únicas evita que hackers utilizem uma mesma senha vazada para acessar outros serviço – um ataque conhecido como "credential stuffing".

Entenda e proteja-se do ataque de 'credential stuffing', usado por hackers em vazamentos de dados

Dúvidas sobre segurança, hackers e vírus? Envie para [email protected]

Download seguro: saiba como baixar programas legítimos

Veja dicas de segurança digital