WhatsApp e Instituto Butantan criam assistente virtual para acompanhar vacinação em massa em Serrana, SP

WhatsApp e Instituto Butantan criam assistente virtual para acompanhar vacinação em massa em Serrana, SP
App terá canal que responderá questões sobre locais de vacinação, como monitorar possíveis efeitos adversos, intervalo para a segunda aplicação, entre outras. Cidade de Serrana, SP, vai ter vacinação em massa contra Covid-19 em projeto do Butantan

O WhatsApp e o Instituto Butantan anunciaram nesta sexta-feira (12) um canal com assistente virtual para orientar os habitantes de Serrana, em São Paulo, que participarão do programa de vacinação em massa contra a Covid-19.

Chamada de Projeto S, a campanha irá estudar o impacto da vacina CoronaVac na transmissão do vírus e da imunizacão em massa. O objetivo é imunizar 30 mil voluntários entre os 45.644 moradores do município, que fica a 315 km da capital paulista.

Saiba mais: 76% do público-alvo para cacinação em massa em Serrana fez cadastro no 1º dia

A assistente virtual do WhatsApp, também chamada de chatbot, vai fornecer informações oficiais sobre o programa.

Na interação pelo app os moradores poderão tirar dúvidas como, por exemplo, onde tomar a primeira dose, como monitorar possíveis efeitos adversos e o intervalo para a segunda aplicação.

Para conversar com a assistente, chamada de Tainá do Butantan, é preciso adicionar o telefone +55 11 4950-8330 à lista de contatos ou iniciar o chat pelo link wa.me/551149508330.

“A Tainá, nossa assistente virtual, vai ser fundamental para a divulgação do Projeto S e o acompanhamento da população de Serrana após a vacinação”, afirmou Dimas Covas, diretor-presidente do Instituto Butantan.

Projeto S

VÍDEO: Cidade de SP terá vacinação em massa para estudo do Butantan

Serrana foi escolhida para a pesquisa por ser uma cidade de baixo número populacional, além de estar próxima a Ribeirão Preto (SP), referência nacional em saúde, e de ter apresentado dados preocupantes de transmissão do novo coronavírus em um inquérito sorológico realizado pelo Instituto Butantan em 2020.

A campanha de vacinação em massa na cidade de Serrana deve ser iniciada em 17 de fevereiro, com duração inicial de oito semanas.

Em mais cinco semanas, a expectativa é de que os pesquisadores consigam confirmar se a CoronaVac reduz a transmissão do novo coronavírus e a manifestação de casos graves da doença.

Os lotes do imunizante são exclusivos para o estudo e não interferem na distribuição realizada a outras cidades do Brasil.

Os pacientes serão acompanhados após a vacinação por meio de um programa de vigilância ativa das autoridades locais de saúde. A assistente do WhatsApp também ajudará nesse processo.

“A ideia é vacinar o maior número de pessoas da população adulta. Nós estamos prevendo uma vacinação que pode chegar a 30 mil pessoas. E, com isso, a gente acompanha a evolução da epidemia”, explicou Dimas Covas.

Vídeos: novidades sobre vacinas contra a Covid-19