Wikipédia lança código de conduta para combater abusos

Wikipédia lança código de conduta para combater abusos
Enciclopédia colaborativa criou padrão de comunidade uniforme para todo o mundo. Material servirá como guia para voluntários. Wikipédia, enciclopédia online e colaborativa.

Divulgação/Wikipédia

A Fundação Wikimedia, que mantém no ar a enciclopédia colaborativa Wikipédia, vai lançar nesta terça-feira (2) o seu primeiro código de conduta global, procurando responder às críticas de que não conseguiu combater casos de assédio e sofre com a falta de diversidade.

"Precisamos ser muito mais inclusivos", disse María Sefidari, presidente do conselho de diretores da fundação à agência Reuters. "Estamos perdendo muitas vozes, perdendo mulheres, perdendo grupos marginalizados".

Ao contrário de grandes redes sociais que pagam moderadores, a enciclopédia on-line conta com a colaboração voluntária para lidar com os problemas de comportamentos de usuários.

A Wikimedia afirma que mais de 1.500 voluntários de 5 continentes e de 30 idiomas diferentes participaram da criação das novas regras após o conselho decidir em maio passado quais seriam as normas obrigatórias.

O novo código de conduta proíbe o assédio dentro e fora do site, barra comportamentos como discurso de ódio, uso de calúnias, estereótipos ou ataques baseados em características pessoais, assim como ameaças de violência física e "perseguição" – como seguir alguém através de diferentes artigos para criticar seu trabalho.

As novas regras também proíbem a introdução deliberada de informações falsas ou tendenciosas no conteúdo.

"Houve um processo de mudança em todas as comunidades", disse Katherine Maher, diretora-executiva da Fundação Wikimedia, em entrevista à Reuters.

"Levou tempo para construir o apoio que era necessário para fazer as consultas, para que as pessoas entendessem por que isso é uma prioridade", afirmou.

Maher disse que preocupações de alguns usuários de que as novas regras significariam que o site se tornaria mais centralizado são infundadas.

A Wikipédia tem 230.000 editores voluntários que trabalham em artigos de colaborativos e mais de 3.500 "administradores", que podem tomar ações como bloquear contas ou restringir edições em determinadas páginas.

Em alguns casos, as reclamações são decididas por painéis de usuários eleitos pelas comunidades.

A Wikimedia disse que a próxima fase do projeto será trabalhar na aplicação das regras.

"Um código de conduta sem aplicação não será útil", disse Sefidari. "Vamos descobrir isso com as comunidades", disse ela.

Maher afirmou que haverá treinamento para as comunidades e para as forças-tarefas de usuários interessados.

A Wikimedia não tem planos imediatos de reforçar sua pequena equipe de "confiança e segurança", um grupo de cerca de uma dúzia de funcionários que atualmente atua em assuntos urgentes, como ameaças de morte ou o compartilhamento de informações particulares das pessoas, disse ela.

Veja vídeos sobre tecnologia no G1