Leitora reclama da falta de arborização nas ruas da cidade

Leitora reclama da falta de arborização nas ruas da cidade

Temos um espaço exclusivo para que os leitores do Jornal do Porto possam se expressar. Enviando seus textos a serem publicados. Você leitor que acha que o jornal deixou algo a desejar, em criticas ou elogios esse espaço está inteiramente a sua disposição, exponha suas ideias. Para facilitar o recebimento das correspondências, a Tribuna do Leitor tem um email para que o Leitor possa enviar suas mensagens [email protected].


Esta semana, dentro da Tribuna do Leitor, o Jornal do Porto recebeu um apelo de uma leitora para que as autoridades e os próprios moradores plantem mais árvores nas ruas da cidade.

"Fui ao Centro da cidade esta semana, numa agência bancária, por volta das 14 horas, um sol muito forte. Caminhando pela calçada sob aquele calor só então me dei conta do tanto que o município perdeu em arborização nas últimas décadas", disse a leitora.

Para ilustrar, ela fez uma foto da calçada da rua Coronel Procópio de Carvalho, entre as ruas Dona Balbina e João Salgueiro, do lado oposto ao antigo Cine Grêmio, mostrando vários quadrados que já abrigaram árvores em outros tempos e que agora estão vazios.

Realmente, a impressão que se tem é de que, pelo menos na região central, havia muito mais árvores antigamente. Muitas delas foram sendo retiradas até por não serem compatíveis com o espaço público. Só que muitas também nunca foram repostas.

O programa de governo do prefeito Rômulo Rippa para seu segundo mandato prevê uma "ampliação do programa municipal de arborização e implantação de espaços árvores". Diz o documento: "Continuar realizando as ações de plantio de árvores no espaço urbano, bem como a implementação dos "espaços árvores" que permitem maior infiltração de água no solo e garantem que as espécies vegetais permaneçam saudáveis".

Torcemos por isso.


Nota da Redação - Reservamo-nos o direito de resumir as mensagens e de não publicá-las em casos de conteúdos que firam a ética ou a linguagem respeitosa. Não será valida a correspondência que não tiver a identificação (nome, RG, telefone, endereço e cidade). A edição desta coluna fecha impreterivelmente às quartas-feiras às 17h00. Após esta data as correspondências poderão ser publicadas nas edições seguintes, caso não tenham, incompatibilidade de informações.