Apple lança atualização do iOS para corrigir brechas que hackers estavam usando para atacar usuários de iPhone

Apple lança atualização do iOS para corrigir brechas que hackers estavam usando para atacar usuários de iPhone
Brechas foram relatadas à Apple por um pesquisador. Atualização também traz recurso para classificar dispositivos de áudio Bluetooth. Usuários devem instalar atualização para que brechas não possam ser usadas contra seus smartphones.

Fabio Tito/G1

A versão 14.4 dos sistemas iOS e iPadOS – usados em celulares iPhone e tablets iPad da Apple, respectivamente – foi lançada pela empresa nesta terça-feira (26) para corrigir três vulnerabilidades graves que já estavam sendo exploradas por hackers.

De acordo com o documento publicado pela Apple que detalha o conteúdo de segurança da atualização, a empresa "está ciente de um relato de que a falha pode ter sido ativamente explorada". A companhia não informou nenhum outro detalhe, mas revelou que as falhas foram comunicadas à empresa por um "pesquisador anônimo".

Apple alerta sobre cuidados no uso do iPhone 12 por pessoas com marca-passo

Uma das falhas estava no "kernel" do iOS. O "kernel" é o componente mais básico de um sistema e é responsável pela interação com o hardware. Por esse motivo, brechas no kernel tendem a permitir que aplicativos instalados burlem restrições de segurança e realizem atividades sem a devida autorização.

As outras duas vulnerabilidades estavam no "WebKit", o componente do Safari responsável por renderizar as páginas visitadas. Esse tipo de falha pode ser usada para executar códigos no smartphone a partir de uma simples visita a um endereço web controlado ou adulterado por hackers.

Combinada com uma falha no kernel – como a brecha anterior –, falhas no navegador são capazes de formar um ataque completo que realiza praticamente qualquer atividade no aparelho a partir de uma página web.

Dessa maneira, embora a Apple não tenha fornecido detalhes sobre o ataque, a composição das falhas reveladas indica que se tratava de um site malicioso que, ao ser visitado, realizava atividades indesejadas no dispositivo.

iPhone tinha falha em "Wi-Fi secreto" que permitia hackear aparelho e criar vírus capaz de se propagar a outros celulares.

Pesquisadores afirmam que 36 jornalistas foram vítimas de espionagem por meio de brecha no iPhone.

Empresa que compra brechas de software diz que vai parar de aceitar falhas no iPhone por "oferta elevada".

Outras novidades do iOS 14.4

Além de corrigir alguns outros erros sem relação com a segurança do sistema, o iOS 14.4 permite definir o tipo de dispositivo de áudio conectado ao Bluetooth para melhorar os controles de volume.

O sistema também vai alertar usuários se a câmera instalada no smartphone não for original. Esse tipo de alerta é comum em dispositivos da Apple e podem aparecer inclusive para peças originais – basta que elas não tenham sido autorizadas para um dispositivo específico. O alerta sobre a câmera, contudo, não impede o uso do recurso.

Dúvidas sobre segurança, hackers e vírus? Envie para [email protected]

Veja dicas sobre SEGURANÇA DIGITAL

5 dicas de segurança para sua vida digital