Twitter cria ferramenta contra a desinformação que permite a usuário contextualizar postagens

Twitter cria ferramenta contra a desinformação que permite a usuário contextualizar postagens
Por enquanto, painel chamado de Birdwatch est√° disponível apenas nos EUA. No futuro, coment√°rios podem afetar a maneira como as pessoas recebem os tuítes e as recomenda√ß√Ķes. Birdwatch é nova iniciativa do Twitter contra a desinforma√ß√£o

REUTERS/Kacper Pempel

O Twitter anunciou nesta segunda-feira (25) a introdu√ß√£o da Birdwatch, uma ferramenta que permite aos usu√°rios identificar informa√ß√Ķes falsas em postagens e fornecer um contexto informativo.

Ainda em projeto piloto, o painel est√° disponível apenas nos Estados Unidos. A empresa disse que pretende tornar as notas visíveis para o público em geral no Twitter, quando houver um "consenso de um amplo e diversificado grupo de colaboradores".

O que acontece quando um post no Twitter é marcado como enganoso

Por enquanto, os coment√°rios sobre as postagens est√£o em um link externo, disse a rede social, em comunicado.

"Essas notas est√£o sendo intencionalmente mantidas separadas do Twitter por enquanto, enquanto criamos o Birdwatch e ganhamos confian√ßa de que ele produz um contexto que as pessoas consideram útil e apropriado", afirmou o Twitter.

Além de trazer a contextualiza√ß√£o sobre o assunto, os coment√°rios afetar√£o a maneira como as pessoas recebem os tuítes e as recomenda√ß√Ķes da plataforma.

Dados públicos

O Twitter informa que todos os coment√°rios feito na Birdwatch estar√£o disponíveis para visualiza√ß√£o e download. A empresa disse que também pretende divulgar o código de algoritmo que for desenvolvido com o passar do tempo - o código inicial da plataforma j√° est√° disponível.

Veja vídeos sobre TECNOLOGIA no G1