Trump perdoa ex-engenheiro do Google condenado por roubar segredos comerciais

Trump perdoa ex-engenheiro do Google condenado por roubar segredos comerciais
Indulto presidencial para Anthony Levandowski foi concedido às vésperas da troca de governo. Outras 72 pessoas também foram beneficiadas. Levandowski em apresentação de carro autônomo do Uber em São Francisco em dezembro de 2016

Eric Risberg/AP

Donald Trump concedeu nesta quarta-feira (20) perdão total a um ex-engenheiro do Google condenado por roubar segredos comerciais sobre carros autônomos da companhia, meses antes de chefiar a unidade rival do Uber.

O indulto presidencial foi concedido horas antes de Trump deixar o cargo nos EUA. Outras 72 pessoas também receberam o perdão, incluindo personalidades como o ex-aliado Steve Bannon, estrategista da campanha do republicano em 2016.

Anthony Levandowski, de 40 anos, foi condenado em agosto passado a 18 meses de prisão após se confessar culpado em março.

O ex-engenheiro transferiu mais de 14 mil arquivos do Google, incluindo cronogramas de desenvolvimento e designs de produtos, para seu laptop pessoal antes de sair da empresa e enquanto negociava uma nova função com o Uber.

Ele não estava preso, mas um juiz disse que ele poderia entrar em custódia assim que a pandemia de Covid-19 diminuísse.

A Casa Branca disse que Levandowski "pagou um preço significativo por suas ações e planos de dedicar seus talentos para promover o bem público".

A Waymo, da Alphabet, uma unidade de tecnologia automotiva autônoma do Google, não quis comentar, segundo a agência de notícias Reuters.

A empresa chegou a descrever o crime de Levandowski como "uma traição" e sua sentença "uma vitória para as leis de segredo comercial".

O perdão foi apoiado por vários líderes na indústria de tecnologia que se aliaram à Trump, incluindo os investidores Peter Thiel e Blake Masters e o empresário Palmer Luckey, de acordo com a Casa Branca.

Ao todo, Trump concedeu o perdão a 73 pessoas e comutou as sentenças de outras 70 - a lista completa de beneficiados pode ser vista aqui. O indulto garante o perdão pleno para crimes federais.

Relembre o caso

Anthony Levandowski era funcionário do Google, onde participava do projeto para desenvolver a tecnologia de veículos que dispensam motorista. O engenheiro saiu para criar uma empresa de caminhões autônomos, que acabou comprada pelo Uber em 2016.

Levandowski, então, passou a trabalhar no desenvolvimento de carros autônomos para a startup e foi o porta-voz da empresa no lançamento dos primeiros testes com público, também em 2016, algo em que o Uber foi pioneiro nos EUA.

Em 2017, a Alphabet, dona do Google, o acusou de roubar informações de seu projeto, "baixando mais de 14 mil arquivos confidenciais" antes de sair, para levar para a concorrência.

O Uber negou que tivesse usado qualquer segredo do rival, alegando que seu projeto de carros autônomos era diferente.

O caso foi levado à Justiça e terminou com um acordo em que o Uber pagaria US$ 245 milhões à empresa do Google.

Antes dessa decisão, Levandowski anunciou que estava se afastando do projeto no Uber. Posteriormente, foi demitido, por supostamente se negar a ajudar no processo jurídico.

Veja vídeos sobre tecnologia no G1