Jack Ma, fundador do Alibaba, ressurge em vídeo após meses sem aparecer em público

Jack Ma, fundador do Alibaba, ressurge em vídeo após meses sem aparecer em público
O magnata chinês, que sempre gostou dos holofotes, fez sua primeira apari√ß√£o pública desde outubro. O sumi√ßo gerou diversas especula√ß√Ķes, mas nenhuma ainda foi confirmada. Jack Ma, fundador do Alibaba, ressurge em vídeo após meses sem aparecer em público

Reprodução/Jzol

O fundador do grupo Alibaba, Jack Ma, fez sua primeira apari√ß√£o pública desde outubro nesta quarta-feira (20). Após inúmeras especula√ß√Ķes sobre seu paradeiro, o influente magnata chinês apareceu em uma reuni√£o por vídeo com um grupo de professores. As a√ß√Ķes da empresa dispararam com a notícia.

Alibaba: como o magnata chinês Jack Ma perdeu US$ 11 bilh√Ķes em 2 meses e est√° na mira das autoridades chinesas

Ainda n√£o se sabe o motivo de seu sumi√ßo por cerca de três meses, mas h√° quem diga que Jack Ma havia sido detido, ou que estava escondido em meio a uma repress√£o regulatória do Partido Comunista da China.

No vídeo em que reaparece, segundo a agência Reuters, o empres√°rio participava de uma cerimônia para professores rurais organizada por sua funda√ß√£o de caridade. No vídeo de 50 segundos, Ma falou de uma sala com paredes cinza, uma grande pintura e arranjos florais. N√£o estava claro onde ficava a sala. Imagens datadas de 10 de janeiro, com Jack Ma visitando uma escola na China, também foram reproduzidas.

O Alibaba e sua funda√ß√£o de caridade confirmaram que Ma, um ex-professor de inglês, participou de uma cerimônia online para professores rurais organizada pela funda√ß√£o nesta quarta-feira, segundo a agência Reuters. Eles se recusaram a fornecer mais coment√°rios.

As especula√ß√Ķes sobre o paradeiro de Ma surgiram após a notícia de que ele fora substituído no episódio final de um reality show do qual havia sido juiz e em meio a uma repress√£o regulatória de Pequim a seu extenso império de negócios.

O bilion√°rio n√£o aparecia em público desde 24 de outubro, quando atacou o sistema regulatório chinês em um discurso em um evento em Xangai. Isso o colocou em rota de colis√£o com autoridades e levou à suspens√£o do IPO de 37 bilh√Ķes de dólares do Ant Group, subsidi√°ria financeira do Alibaba.

Ma tem uma fortuna estimada em US$ 52,9 bilh√Ķes, segundo o ranking de bilion√°rios da Bloomberg, e aparece na lista como a 25¬™ pessoa mais rica do mundo.

A√ß√Ķes do Alibaba fecham em alta

Após a notícia do reaparecimento de Ma, as a√ß√Ķes do Alibaba, gigante chinesa do setor de vendas pela internet, fecharam em alta de 8,5%.

"O reaparecimento de Jack Ma deu aos investidores tranquilidade", disse Steven Leung, diretor de vendas da corretora UOB Kay Hian, em Hong Kong.

Mesmo permanecendo 11% abaixo dos níveis anteriores, as a√ß√Ķes crescentes j√° amenizaram as perdas sofridas depois que a empresa se tornou alvo de uma investiga√ß√£o antitruste aberta no final do ano passado, na China.

O serviço mais popular do Ant Group, o Alipay, começou como plataforma de pagamento do Alibaba

Reuters

As autoridades chinesas suspenderam em novembro a estreia do Ant Group, que teria o maior IPO da história, na Bolsa de Xangai. O grupo, dono da gigante de pagamentos online Alipay, gerou preocupa√ß√£o entre os reguladores financeiros sobre suas investidas nos setores de seguros, empréstimos ao consumidor e gest√£o de patrimônio.

As autoridades chinesas justificaram a sua decis√£o de suspender o IPO do Ant Group pela obriga√ß√£o de transparência da empresa, na sequência de um endurecimento da regulamenta√ß√£o sobre empréstimos pela Internet.

Pequim acredita que esta nova regulamentação prejudica os resultados do Ant Group e isso reduz a promessa da empresa de dividendos para seus futuros acionistas. Na ocasião, o grupo pediu desculpas aos investidores e prometeu devolver os valores já investidos.

O servi√ßo mais popular do grupo, o Alipay foi essencial para o crescimento do Alibaba e tem sido mais usado do que cart√Ķes de crédito na China, o que foi classificado pelas autoridades como "concorrência desleal".

De acordo com a BBC, o magnata teria provocado a ira das autoridades chinesas ao criticar publicamente os bancos chineses controlados pelo Estado, comparando-os a "casas de penhores" que n√£o têm voca√ß√£o para a inova√ß√£o.

Embora Ma tenha se afastado de cargos corporativos e conferências de resultados, ele mantém uma influência significativa sobre o Alibaba e a Ant. Ele também continua a ser mentor de talentos de gest√£o na "Alibaba Partnership", um grupo de 35 membros de gerentes de empresas.

VÍDEO: veja reportagem do Fant√°stico sobre o sumi√ßo de Jack Ma

Mistério na China: por onde anda Jack Ma, um dos homens mais ricos do planeta?

VÍDEOS: as últimas notícias de economia