Projeto de uma nova sede para Câmara Municipal divide opiniões

Projeto de uma nova sede para Câmara Municipal divide opiniões

O Jornal do Porto trouxe com exclusividade na última edição a notícia de que o Poder Legislativo de Porto Ferreira estuda a construção de uma sede própria na região do Centro Empresarial Ferreirense (Cefer), uma ideia que pode começar a ser colocada em prática ainda este ano.

A divulgação gerou bastante repercussão nas redes sociais, com opiniões contrárias – a maioria –, mas também favoráveis ao projeto, como era de se esperar.

Desde o início da década de 1990 a Câmara Municipal ocupa o prédio da avenida Engenheiro Nicolau de Vergueiro Forjaz, 1.068, no Centro. O local é de propriedade da Prefeitura, sendo cedido sem ônus ao Legislativo. Durante todo esse tempo, e inclusive nos últimos anos, diversas obras de ampliação, adaptação e reformas foram feitas no prédio, conforme as necessidades do local.

Um ex-vereador procurou a Redação e discordou da ideia de uma nova sede. "O prédio é cedido à Câmara, não tem custo de aluguel. Sinceramente, também não vejo o porquê de construir um prédio próprio quando a Câmara Municipal poderia, se quisesse, comprar o prédio que ocupa atualmente da Prefeitura com recursos que são devolvidos anualmente", disse. Para ele, quem deveria mudar é a Guarda Civil Municipal para melhorar a logística de atendimentos. Esta ideia, inclusive, chegou a ser defendida pelo prefeito Rômulo Rippa esta semana, durante a realização do "Gabinete Virtual".

A maioria das outras opiniões contrárias foram no sentido de que uma nova sede teria um custo alto e que esses recursos poderiam ser usados para outros fins, que mais atenderiam aos anseios da população.

Entretanto, também houve comentários favoráveis à mudança. Uma pessoa que conhece bem o prédio da Câmara disse que o local está com muitos problemas estruturais, falta acessibilidade, entre outras coisas. "Como a própria matéria destacou semana passada, já foram feitas várias reformas e ainda precisam ser feitas muitas outras. Ou seja, talvez começando um projeto novo do zero, pensado para as próximas décadas, no final a economia pode ser maior", disse.

Sobre usar o valor que seria gasto para outra destinação, a mesma fonte disse: "O orçamento para a obra é da própria Câmara, já previsto há anos. Não tem ligação com orçamento de Saúde, de Obras, por exemplo".

A reportagem do JP apurou ainda que num eventual novo prédio o local teria espaço para exposições, auditório, o que poderia abrigar a realização de eventos diversos e, assim, fazer com que o cidadão tivesse mais interesse em conhecer os trabalhos do Legislativo.

Em contato com o presidente Alan João (PSD), o mesmo retornou dizendo que ainda não existe nada de oficial sobre o projeto. "Não tomamos ainda nenhuma decisão, nem a respeito dos trâmites necessários", disse.


Histórico – A ideia de uma sede própria não é nova. Porém, ganhou força nos últimos anos, com a ampliação do efetivo de funcionários e da própria estrutura daquele Poder.

Outros dois locais já haviam sido cogitados para a construção de uma nova sede, projetada especialmente para a Câmara. Um deles era numa área institucional da Prefeitura próximo ao Residencial Portal dos Jatobás, de frente para o novo Parque do Amanhã. O outro seria o terreno onde ficava a Sociedade Hípica de Porto Ferreira, ao lado do Ginásio de Esportes Adriano José Mariano. Ali, porém, o governo municipal tem projeto de obras viárias, como um conjunto de rotatórias, sem falar em uma possível avenida marginal no futuro. Assim, surgiu recentemente a ideia da construção na região do Cefer, próxima à 4ª Companhia da Polícia Militar.

Antes de ocupar o prédio da avenida Engenheiro Nicolau, a Câmara Municipal funcionava no prédio do Paço Municipal, onde hoje ficam o atendimento do Gabinete, a sala de reuniões e a Assessoria de Comunicação.