O que acontece quando um post no Twitter é marcado como enganoso

O que acontece quando um post no Twitter é marcado como enganoso
Publicações do presidente Jair Bolsonaro e do Ministério da Saúde receberam rótulos durante o final de semana. Plataforma diz que reduz visibilidade e alcance dos tuítes; entenda. Twitter tem regras para marcar posts com desinformação mas que são considerados pela rede social como de interesse público.

Thomas White/Reuters

O Twitter marcou como enganosas publicações do presidente Jair Bolsonaro, do Ministério da Saúde e de outras figuras públicas brasileiras desde a última sexta-feira (15) com uma mensagem que aponta que a publicação feriu as regras da rede social.

A plataforma afirma que, por ser um conteúdo que pode ser do interesse público, os posts são mantidos no ar. Esse tipo de marcação passou a acontecer durante a pandemia de Covid-19, após a plataforma definir regras para conter a desinformação sobre a crise sanitária.

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O que acontece quando um tuíte é rotulado? Entenda abaixo:

O que é um post marcado?

Post do presidente Jair Bolsonaro escondido sob aviso do Twitter.

Reprodução

As publicações rotuladas pelo Twitter ficam escondidas sob um aviso no perfil de quem as publicou.

O alerta colocado em posts de Bolsonaro, do Ministério da Saúde e de deputados tem um texto que diz: "Este tuíte violou as Regras do Twitter sobre a publicação de informações enganosas e potencialmente prejudiciais relacionadas à Covid-19. No entanto, o Twitter determinou que pode ser do interesse público que esse Tweet continue acessível."

Os tuítes continuam no ar, mas, quem abre a postagem vê primeiro esse aviso.

Marcação do Twitter em post do ministério. Pasta apagou o tuíte.

Reprodução/Twitter

O que acontece com esses tuítes?

O Twitter afirma a marcação de posts reduz sua visibilidade e circulação:

não e mais exibido o contador de retuítes e curtidas daquele tuíte;

não é mais possível responder ao post (enviar replys), mas é possível fazer um retuíte com comentário;

as respostas enviadas até a marcação são escondidas;

ele deixa de ser exibido na linha do tempo de "tuítes em destaque" (o Twitter permite que as pessoas escolham entre visualizar uma linha do tempo cronológica e outra em que um algoritmo escolhe as principais publicações);

o post não é mostrado em notificações e e-mails que recomendam tuítes "em alta";

ele deixa de ser mostrado na aba "Explorar" que traz curadorias do Twitter e uma lista dos assuntos mais comentados;

o tuíte deixa de aparecer nas buscas caso o filtro de pesquisa segura esteja ativo.

Quais posts podem ser rotulados?

Nas regras sobre remoção de conteúdo que envolva desinformação sobre a Covid-19, em texto de julho passado, a rede social aponta o que leva em conta ao considerar essa medida. Podem ser alvos posts que:

reflitam não uma opinião, mas algo apontado como fato, e, entre os exemplos, o Twitter cita postagens que abordem supostas medidas preventivas contra a doença, tratamentos ou curas;

tenham sido apontados como falsos ou enganosos por especialistas no assunto, como autoridades de saúde pública;

possam causar danos se as pessoas acreditarem nessa informação, da forma como ela foi apresentada, podendo levar a uma maior exposição ao vírus ou afetar a capacidade do sistema de saúde de lidar com a pandemia, por exemplo.

Não são apenas publicações sobre Covid-19 que podem receber um rótulo como esse. Posts que desrespeitem qualquer uma das regras de uso da rede social estão sujeita à marcação, incluindo aqueles que incitem violência ou que possam manipular ou interferir em eleições ou outros atos cívicos.

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O critério do Twitter para apagar ou marcar uma publicação não é claro.

Por que marcar e não remover?

Em sua política de uso, a plataforma afirma que, se um post de um líder mundial violar as regras, "mas houver um claro interesse público em mantê-lo na plataforma, nós o colocaremos atrás de um aviso que trará contexto sobre a violação e permitirá que as pessoas cliquem e vejam o conteúdo se assim desejarem".

Para especialistas ouvidos pelo G1, a medida é melhor do que apagar o post.

"O aviso é potencialmente informativo. Ele pode fazer com que a pessoa passe a procurar informações verdadeiras em outros canais e romper o canal da desinformação", avalia Yasmin Curzi, especialista em Direito Digital, da FGV-Rio.

"Adicionar uma informação a mais, um aviso ou um link para que a pessoa chegue à checagem de fato daquela informação é uma boa medida porque não suprime a manifestação de um usuário", diz Ivar Hartmann, professor associado do Insper e especialista em direito digital.

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