Milton Hatoum critica gestão do estado, colonização por aventureiros e população ignorante: 'Amazonas está à deriva'

Milton Hatoum critica gestão do estado, colonização por aventureiros e população ignorante: 'Amazonas está à deriva'
Em entrevista ao G1, escritor amazonense chamou colapso no sistema de saúde de Manaus de 'catástrofe previsível'. Milton Hatoum em lançamento do livro Pontos de Fuga, em Manaus

Rickardo Marques/G1 AM

Nascido em Manaus, o premiado escritor Milton Hatoum, de 68 anos, falou sobre o colapso no sistema de saúde em Amazonas. Nesta sexta-feira (15), durante entrevista ao G1, ele afirmou: "as pessoas estão em pânico. Mas, para mim, essa catástrofe já era previsível."

Sobrecarregados devido às internações por Covid-19, os hospitais de Manaus ficaram sem oxigênios para pacientes. Médicos transportando cilindros nos próprios carros para levar ao hospital e familiares tentando comprar o insumo foram algumas das cenas registradas pelo G1 nesta quinta (14). Doentes começaram a ser levados para outros estados. Cemitérios estão lotados e instalaram câmaras frigoríficas.

"Porque o desgoverno federal se reflete em Manaus e no Amazonas. A ex-secretária de saúde foi presa pela compra superfaturada de respiradores em uma loja de vinho", afirmou o autor de obras como "Relato de Um Certo Oriente" e "Dois Irmãos".

Simone Araújo de Oliveira Papaiz, foi presa em junho de 2020, em Manaus durante a Operação Sangria, deflagrada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal (MPF). A investigação aponta supostas fraudes e desvios na compra de respiradores, com dispensa de licitação, de uma importadora de vinhos. O governador do estado, Wilson Lima (PSC), foi alvo de buscas e teve bens bloqueados pela mesma operação.

"Processo histórico"

"Mas esse caos no Amazonas faz parte de um processo histórico. O Amazonas há várias décadas é governado por populistas rasos, sem nenhum compromisso com o sistema de saúde, com a educação, com o saneamento básico. Manaus e o interior do Amazonas sofrem de uma ausência já prolongada do Estado. O interior também está um caos", seguiu o escritor.

"Incrível, o governador conseguiu desativar no semestre passado leitos de UTI. E foi forçado por políticos bolsonaristas, inclusive um dos filhos do presidente, a abrir o comércio de Manaus. A Bia Kicis, Osmar Terra, vários outros bolsonaristas louvaram a atitude dele de abrir o comércio em dezembro", comentou Milton, citando as publicações feitas em rede social.

Em 27 de dezembro, Bia Kicis escreveu em seu Twitter: "A pressão do povo funcionou também em Manaus. O governador do Amazonas, Wilson Lima, voltou atras em seu decreto de Lockdown. Parabéns, povo amazonense, vocês fizeram valer seu poder".

Já o deputado federal Osmar Terra (MDB) escreveu: "Embora noticiário alarmista, Manaus tem queda importante de óbitos desde julho, mostrando uma imunidade coletiva (de rebanho) em formação e se manteve assim até o último dia do ano. As escolas reabriram ainda em setembro e não houve alteração da curva de óbitos como mostra gráfico".

"Euclides da Cunha e o Mário de Andrade"

Em desabafo, Milton se mostrou triste diante da situação atual e recordou que grandes escritores brasileiros ja faziam críticas à gestão de Manaus.

"O Amazonas é uma maldição. Eu fico muito triste e revoltado com essa situação. É um culminação de um descaso histórico, de uma má gestão corrupta. O Amazonas está à deriva."

"O Euclides da Cunha e o Mário de Andrade já criticavam Manaus com muita agudeza. Uma cidade comercial e de aventureiros que não estava nem um pouco preocupada com o bem estar da população."

"Grande parte da população ou é ignorante, muito pobre, infelizmente não tem acesso às informações. E a maior parte da classe média é alienada, mais ignorante ainda, e arrivista. É uma classe média muito mais voltada para Miami do que para Manaus. Só pensa em Miami, como, aliás, muita gente no Brasil."

5 pontos sobre a Covid-19 no Amazonas