BRK retoma em março programa Portas Abertas em Porto Ferreira

A expectativa é que cerca de 500 alunos participem da ação em 2020

BRK retoma em março programa Portas Abertas em Porto Ferreira


A BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, com o apoio do Departamento de Educação do município, retoma no dia 17 de março o programa "ETA Portas Abertas". Realizada anualmente pela concessionária, a ação promove a visita de estudantes às instalações da Estação de Tratamento de Água de Porto Ferreira, onde é explicado sobre o sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município, com o objetivo de disseminar informações sobre o saneamento básico da cidade.

O programa faz parte do cronograma de ações do Projeto Técnico Socioambiental (PTS) financiado pela Caixa Econômica Federal e é desenvolvido para alunos do 5º ano das escolas municipais. Desde o início, em 2003, a iniciativa já contou com a participação de 11.135 estudantes. Em 2020, a expectativa é que cerca de 500 alunos participem das atividades.

No Portas Abertas, durante uma hora e meia, os visitantes aprendem, de maneira didática, todas as etapas para a produção da água que é distribuída na cidade: desde a captação, o tratamento, a reservação e distribuição, até chegar às casas, comércios e indústrias. É explicado aos estudantes como a água do rio Mogi Guaçu chega à estação, quais produtos químicos são aplicados para o correto tratamento, quais são os processos necessários para que a água atenda aos padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde e como a água tratada é armazenada para distribuição.

Posteriormente, os alunos caminham entre os tanques de tratamento da água, visualizando de perto tudo aquilo que aprenderam, desde a chegada da água em estado bruto do rio até a sua saída, quando já está cristalina e, principalmente, potável.

Após acompanhar o tratamento de água, os alunos retornam para a sala e recebem informações do processo de coleta, afastamento e tratamento de esgoto da cidade, sobre os riscos do uso incorreto das redes coletoras de esgoto, como o lançamento da água de chuva e o descarte de lixo, que podem causar transtornos para toda a população da cidade.

"A concessionária entende a importância de levar informação à população e, principalmente, às crianças que podem ser multiplicadoras dessa informação para suas famílias. Por isso esse projeto de conscientização é tão importante para disseminar conhecimentos sobre saneamento, além de estimular o consumo consciente de água", explica Lorena Santos, da área de Responsabilidade Socioambiental de Porto Ferreira.

Como participar: Escolas estaduais, particulares, técnicas e faculdades que tenham interesse no programa também podem solicitar a participação por meio dos

e-mails: [email protected] e [email protected].