Diretoria do Clube de Campo das Figueiras entrega revitalização do Complexo de Bocha Arcyr Giaretta Barcellos

Diretoria do Clube de Campo das Figueiras entrega revitalização do Complexo de Bocha Arcyr Giaretta Barcellos


A Diretoria Ação e Resultado, do Clube de Campo das Figueiras, entregou na manhã deste sábado (09/01) as obras de revitalização do Complexo de Bocha que homenageia o saudoso cirurgião-dentista Arcyr Giaretta Barcellos, carinhosamente chamado de Cirinho, fundador e um dos primeiros dirigentes da sociedade.

O barracão com as canchas antigas foi demolido para dar lugar a um amplo estacionamento pavimentado. Já o galpão mais novo recebeu forro e iluminação, além de novo piso no entorno e novas janelas e entradas. Nos fundos estão sendo construídas ainda duas novas churrasqueiras, em substituição à antiga.

Todas as instalações receberam também mobiliários, como mesas e cadeiras para jogos de cartas, armários para guardar pertences e objetos, entre outros. Além disso, toda iluminação é em LED, para garantir mais luminosidade e economia.

A cerimônia de entrega das obras contou com a participação de toda diretoria, conselheiros, ex-presidentes (João Vicente Neto, Wilson Mantovani e Guilherme Fonseca) e, claro, dos fiéis bochófilos que levam o nome do Clube de Campo a vários cantos do Estado de São Paulo e além.

Os discursos ficaram a cargo do presidente do Conselho Deliberativo, Luís Fernando Destéfano, do presidente da Diretoria Executiva, Caio Mantovani, do coordenador de bocha do clube, Mauro de Souza Pinto, e do filho do homenageado, Marco Antônio Elias Barcellos.

As palavras alternavam entre os cumprimentos pelas obras realizadas pela Diretoria, com a emoção da lembrança do patrono do local, Cirinho, cujo aniversário de falecimento completa 21 anos neste sábado.

O presidente Caio Mantovani ainda lembrou de outras obras que serão entregues em breve aos associados, a saber:

- Duas quadras de squash, que levarão o nome de Bráulio Teixeira.

- Uma quadra de beach tennis, que levará o nome do Dr. Dércio Melara.

- Uma quadra de tênis com um piso especial de lisonda.

- Sala de dança e ballet, que levará o nome da professora Márcia Vanin.

- Vestiário do campo Sebastião Guilherme Fonseca, que levará o nome do ex-presidente Erlon Mutinelli.

- Churrasqueira do bocha 1, levará o nome do coordenador Mauro Pinto.

- Churrasqueira do bocha 2, levará o nome do saudoso Pedro Sartori.

- Reforma total do quiosque da Academia.

- Pavimentação de toda a área de estacionamento entre o campão e o tênis.

- Pavimentação de bloquetes, galerias e guias até o vestiário da pista de cooper Alberto Barcellos, finalizando 100% de pavimentação do clube.

- Fechamento de muro em toda a divisa do clube.

- Ciclofaixa que passará em torno do clube.

O presidente ainda informou que prosseguem os trabalhos sobre o projeto da nova sede social, que vai ser no mesmo local do atual salão, porém muito mais moderna. "É um sonho de todos e em breve, se Deus permitir, estaremos entregando. A nova sede é realidade", disse.

Ao final dos discursos, o presidente Caio e sua esposa Érika entregaram um vaso de flores e uma placa aos filhos de Cirinho. Foi descerrada a placa de entrega da obra e cortada a fita pela pequena Luísa, filha de Caio e Érika.

Arcyr Giaretta Barcellos

Arcyr Giaretta Barcellos nasceu em Santa Rita do Passa Quatro no dia 17 de junho de 1935, tendo como irmãos Alberto Giaretta Barcellos e Maria Silvia Barcellos Bortolini.

Cursou o primário e o secundário em Santa Rita do Passa Quatro. Formou-se em Odontologia pela Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto. Na mesma universidade obteve o título de Sanitarista.

Mudou-se para Porto Ferreira após formado, onde casou-se com a professora Marlene Elias Barcellos. São seus filhos o engenheiro civil Marco Antonio Elias Barcellos e a professora Mara Regina Elias Barcellos.

Foi jogador do Porto Ferreira Futebol Clube de 1960 a 1961. Como presidente do Departamento de Futebol entre 1962 e 1963, sagrou-se campeão amador do Estado no campeonato Paulista 1962/63.

Foi presidente fundador da Sociedade Cultural de Porto Ferreira – Clube de Campo das Figueiras (1964/1971).

Foi sócio fundador do Rotary Club de Porto Ferreira, onde exerceu a vice-presidência. Também foi sócio fundador da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Porto Ferreira, exercendo a vice-presidência no período de 1972 e 1973.

Foi por duas vezes eleito vereador da Câmara Municipal de Porto Ferreira, sendo a primeira de 1973/1977, elegeu-se pela segunda para a gestão de 1983/1988.

Conjuntamente com os companheiros da mesa administrativa da Irmandade de Misericórdia de Porto Ferreira, da qual foi provedor de 1981 a 1984, reformaram o prédio do Hospital Dona Balbina e instalaram o Departamento de Radiologia e Ortopedia.

No mesmo período foi construído o prédio que abriga nosso Pronto Socorro Municipal. Participou da idealização do Centro Odontológico municipal. Foi ainda, já como inspetor dentário regional, cargo ligado à Secretaria Estadual da Saúde, o grande incentivador de campanhas da redução da cárie em crianças e adultos do município de Porto Ferreira.

Arcyr Giaretta Barcellos, carinhosamente conhecido como Cirinho, foi Secretário Municipal de Saúde de Porto Ferreira.

Recebeu por estes e outros relevantes serviços prestados à comunidade o Título de Cidadão Ferreirense em 1988. Sempre dizia "Cidadão santa-ritense com muito amor e cidadão ferreirense com muito orgulho".

Faleceu há exatos 21 anos, no dia 9 de janeiro de 2000, aos 64 anos de idade.

#ccf63anos