Câmara de Pirassununga cassa prefeito Ademir Lindo após condenação por assédio

Após a sessão extraordinária, que durou cerca de 7 horas, o vice-prefeito Milton Dimas Tadeu Urban, o Dr. Dimas, já assinou o termo de posse

Câmara de Pirassununga cassa prefeito Ademir Lindo após condenação por assédio

O prefeito de Pirassununga, Ademir Lindo (sem partido), teve seu mandato cassado nesta terça-feira (18) por maioria dos vereadores da Câmara Municipal daquele município. A motivação foi uma suposta ação incompatível com o decoro do cargo, uma vez que o político havia sido condenado em segunda instância por assediar e beijar a boca de mulheres à força durante um mandato anterior.

Após a sessão extraordinária, que durou cerca de 7 horas, o vice-prefeito Milton Dimas Tadeu Urban, o Dr. Dimas, já assinou o termo de posse. Lindo não compareceu à sessão e foi representado por seu advogado.

De acordo com a assessoria de imprensa da Câmara, a sessão teve início às 9h e terminou por volta de 16h30.

A votação teve o placar de 7 a 3 pela cassação. Votaram a favor os vereadores Jeferson Couto, José Antônio Camargo de Castro, Luciana Batista, Paulo Rosa, Sidinei Aparecido Pires, Vitor Naressi e Wallace Ananias.

Foram contrários à cassação Leonardo Francisco Sampaio de Souza Filho, Nelson Pagoti, Paulo Sérgio Soares da Silva.

Em novembro, o prefeito foi condenado pela Justiça em segunda instância por improbidade administrativa. Seus direitos políticos foram suspensos por cinco anos e ele também foi condenado a pagar uma multa de 100 vezes o valor de seu salário na época dos fatos.

A primeira condenação, em primeira instância, havia saído em janeiro de 2019, após ser acusado de assediar e beijar a boca de 4 mulheres e uma criança de 11 anos à força.

Para investigar o caso no âmbito da candidatura, a Câmara Municipal aprovou a abertura da Comissão Parlamentar (CP), no fim de novembro, para apurar as denúncias contra o prefeito Lindo. Os vereadores Wallace Ananias de Freitas Bruno, Luciana Batista e Paulo Sérgio Soares da Silva foram sorteados para integrar o time.

As denúncias chegaram ao Ministério Público em 2011. Segundo o MP, o prefeito teria se insinuado sexualmente em inúmeras oportunidades a moradores que o procuravam para pedir ajuda por problemas de saúde ou em busca de colocação profissional.

No primeiro caso, ocorrido em 2005, uma mulher registrou boletim de ocorrência relatando que procurou o prefeito para tratar sobre a renovação de seu contrato de trabalho na prefeitura. O prefeito a cumprimentou com um beijo na boca, apalpou o corpo dela, pediu para que ela levantasse a blusa e propôs relação sexual na sala.

Em outro caso, ainda segundo o MP, ele propôs uma colocação profissional para uma mulher caso ela o encontrasse na rodoviária de Leme no dia seguinte.

A mesma mulher voltou ao gabinete, dessa vez acompanhada da filha de 11 anos e de um vereador. Quando o vereador saiu da sala, o prefeito a segurou pelo braço e a beijou na boca. Em seguida segurou o rosto da criança e fez o mesmo.

Em 2008, uma mulher procurou o prefeito para pedir uma cirurgia de laqueadura. Ao dizer que tinha 7 filhos, Lindo afirmou que ela ""deveria ser muito boa de cama". Quando ela saia da sala, ele a puxou e a beijou na boca.

O último caso, em 2010, uma mulher disse que entrou no gabinete para entregar um currículo e ao cumprimentar o prefeito ele lhe deu um beijo na boca. O pai da mulher foi ao local e chegou a agredir Lindo.

O prefeito, que já teve outros 3 mandatos, chegou a processar as mulheres alegando ser vítima de uma "orquestração para tentar denegrir sua imagem pessoal com acusações falsas", mas a ação foi julgada improcedente.

Em 2010, o prefeito afirmou ao G1 que as acusações eram absurdas. "Sou vítima de armação política. Tenho 30 anos de vida pública e nunca tive problemas. Tenho um jeito popular de ser e sempre respeitei todo mundo; dou beijo, abraço. É questão de educação", defendeu-se na ocasião.

Em 2012, à EPTV, afiliada da TV Globo, o prefeito negou a prática de assédio e alegou que tudo não passava de intriga política. Ele ainda disse que apenas tinha o hábito de abraçar e beijar as pessoas no rosto, como sinal de respeito.

Em outubro do ano passado, Lindo foi expulso do PSDB após declarar apoio a Márcio França (PSB).

*Com informações da Câmara Municipal de Pirassununga e do G1.