Alan João: desafios da pandemia e Câmara Municipal mais institucional

Vereador eleito para seu segundo mandato será o presidente mais jovem da Câmara Municipal

Alan João: desafios da pandemia e Câmara Municipal mais institucional

Neste ano de 2021, uma nova legislatura se inicia na Câmara Municipal e, por isso, começamos hoje uma série de matérias para conhecer um pouco mais de cada vereador que irá governar pelos próximos quatro anos.

Em seu segundo mandato consecutivo e eleito presidente mais jovem da Câmara Municipal de Porto Ferreira, Alan João (PSD) inicia seu mandado acreditando que o maior desafio para essa legislatura será lidar com a pandemia e os resultados quando o vírus da COVID-19 não for mais um problema.

"O pós-pandemia trará um desafio econômico, de geração de emprego e renda e, principalmente, continuar fortalecendo o SUS para que possa levar a vacina para toda a população ferreirense o quanto antes", pontuou o vereador.

Nos próximos quatro anos, a prioridade para o presidente da Câmara será a retomada econômica. "Será o ponto essencial para poder gerar emprego, renda para o profissional ferreirense." Alan João também disse ser importante rever as questões ligadas à educação, cultura e esporte. "Para que as pessoas, nesse pós-pandemia, tenham o seu lazer, os seus direitos essenciais bem abrigados pelo Estado."

O parlamentar, que foi secretário de Cultura entre 2015 e 2016, crer ser essa uma área prioritária. "Acredito que a cultura é uma ferramenta importante para a mudança da sociedade", completou.

Alan João também é advogado, formado pela Universidade de Ribeirão Preto e pós-graduado em Direito e Processo Penal pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, além de ter o direito de exercer a profissão em Portugal.

Sua experiência profissional o tem ajudado na hora de desempenhar a sua função legislativa. "Facilita o processo legislativo, já trabalho com leis, tenho mais facilidade na elaboração de projetos. Com isso, fui o vereador que mais tive projetos de lei apresentados na Câmara e aprovados, inclusive."

Para esse novo mandato, o presidente da Câmara pretende manter esse perfil. "Porque isso acaba vinculando os poderes locais a cumprirem essa legislação, possibilita um direito garantido para o cidadão", salientou.

Nos últimos dois anos, o vereador foi líder do prefeito na Câmara Municipal e, para esse novo mandato, foi eleito pelo mesmo partido do prefeito, o PSD. "Tenho uma vinculação direta com a administração. Entendo que teve uma aprovação nas urnas significativa. Também acredito que o prefeito tem feito um governo muito bom, de respeito, de parceria com o Legislativo."

Mas, ao assumir a presidência da Câmara, Alan João espera manter uma neutralidade em relação ao Executivo. "Como presidente, é preciso ouvir todos lados, os vereadores e priorizar o Legislativo visando o interesse público sempre", ressaltou.

Presidente mais jovem e eleito unânime

Na presidência da Câmara pela primeira vez, Alan João foi eleito por unanimidade, além de ser o mais jovem vereador a ocupar esse cargo. Para ele, o maior desafio como presidente será levar à população as pautas do Legislativo Municipal.

"Acho que falta para a Câmara, como um ente, informar o seu papel de instituição, a sua função institucional no munícipio. A Câmara não pode ficar inerte. Por exemplo, a questão da pandemia, não é a Câmara que decide quais serão as ferramentas adequadas a serem usadas pelo município, mas a Câmara pode informar a população de Porto Ferreira o que deve fazer e o que não deve fazer, levar conhecimento científico para cidade."

Trazer as pessoas para dentro da Câmara Municipal também é uma das prioridades de Alan João como presidente. "Que a Câmara possa ser um órgão onde as pessoas venham para adquirir conhecimento através de palestras, através de um calendário institucional interessante, visando a coletividade", destacou.

Outro objetivo do vereador é levar a Câmara para o centro da agenda pública no município. "Entendendo a sua função enquanto Poder Legislativo, mas cumprindo a sua função, o seu papel institucional na sociedade. A Câmara não pode ser inerte às questões do município."

Neste momento de pandemia, Alan João ressaltou a importância dos meios de comunicação digitais para se comunicar com a população. "O desafio é esse: trazer a população mais próxima da Câmara, entender qual a função do vereador, entender de que forma a Câmara pode melhorar a vida de cada munícipe", elencou.

O fato de ser o presidente mais jovem, segundo o parlamentar, pode contribuir com o desenvolvimento do Poder Legislativo principalmente na área de tecnologias. "Eu sempre usei muito as redes sociais para divulgar o meu trabalho e quero que a Câmara se volte a isso. O celular tem sido uma ferramenta essencial. Acredito que vou conseguir oxigenar o poder público no sentido de trazer novas tecnologias e informações do Poder Legislativo."

Para finalizar, Alan João falou sobre a responsabilidade por ter tido uma votação unânime para a presidência. "Foi uma votação histórica que conseguimos com os onze votos. Isso é muito importante porque mostra que a presidência tem o apoio do plenário nesse início de legislatura", afirmou

Por outro lado, há também a responsabilidade em atender a todos os vereadores. "É óbvio que, independente do resultado da eleição, o presidente tem que atender os vereadores, mas como teve uma unanimidade, você acaba ficando mais próximo de todos, isso é muito bom, mas acarreta mais responsabilidade", concluiu o presidente da Câmara.