YouTube irá penalizar canais que enviarem vídeos com desinformação sobre eleições dos EUA

YouTube irá penalizar canais que enviarem vídeos com desinformação sobre eleições dos EUA
Plataforma disse que qualquer perfil, incluindo o de Donald Trump, ficará impedido de fazer novos envios por uma semana caso desrespeite a regra. YouTube

Dado Ruvic/Reuters

O YouTube anunciou nesta quinta-feira (7) que canais que publicarem vídeos com desinformação sobre as eleições americanas serão penalizados e impedidos de fazer novos envios por uma semana.

Segundo a plataforma, a medida vale para qualquer perfil, incluindo o do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A decisão foi tomada um dia depois de apoiadores de Trump invadirem o Congresso durante reunião que validaria vitória de Joe Biden nas eleições de 2020.

Em dezembro, o YouTube atualizou suas políticas para incluir regras de remoção de vídeos que alegassem fraudes nas eleições americanas. Porém, a punição com "strikes" só passaria a valer depois de 21 de janeiro, após a posse de Biden. Com o anúncio desta quinta (7), a penalização foi antecipada.

"Durante o último mês, nós removemos milhares de vídeos que espalhavam desinformação alegando que fraudes generalizadas mudaram os resultados das eleições de 2020, incluindo diversos vídeos que o Presidente Trump publicou em seu canal", disse o YouTube em um comunicado.

Segundo as políticas do YouTube, um canal pode ser encerrado se descumprir as regras de uso. A cada violação, a conta recebe um "strike" – um tipo de aviso e punição.

O 1º "strike" impede a conta de enviar novos vídeos por uma semana, entre outras restrições. Se uma conta receber uma nova punição dentro de 90 dias, a publicação de conteúdos fica restrita por duas semanas. E, após 3 "strikes", o canal é derrubado em definitivo.