Fátima Bernardes se emociona em volta ao 'Encontro' após cirurgia para retirada de câncer: 'Energia renovada'

Fátima Bernardes se emociona em volta ao 'Encontro' após cirurgia para retirada de câncer: 'Energia renovada'
Apresentadora passou quase um mês de licença para tratamento de câncer de útero em estágio inicial, descoberto no começo de dezembro. Fátima Bernardes celebra volta ao 'Encontro'

Reprodução/TV Globo

A apresentadora Fátima Bernardes voltou a comandar o "Encontro" nesta segunda-feira (4), após ter tirado licença médica para tratar um câncer de útero em estágio inicial, descoberto no começo de dezembro.

Fátima se ausentou do programa por um mês para preparação, realização e recuperação da cirurgia para retirada do câncer.

Na volta ao "Encontro", ela se emocionou, recebeu homenagens da equipe e agradeceu aos apresentadores Patrícia Poeta e André Curvello, que a substituíram durante o período.

"É com uma alegria enorme que eu dou bom dia para você aí do outro lado da telinha. Estou com a sensação de reestreia. Lembro muito da sensação do dia 2 de dezembro, que eu já sabia que teria que ir ao médico porque alguma coisa tinha dado errado. E hoje é completamente diferente, volto pro programa com a energia renovada."

A apresentadora também falou sobre o impacto do diagnóstico em sua vida. "Sempre tentei me colocar no lugar das pessoas que recebiam a notícia do câncer. E, quando eu soube que estava com câncer, foi um soco, a gente pensa que vai cair, mas não sabe onde. Eu me sinto ainda me recuperando do soco, sem entender muito bem."

Fátima revelou que sempre foi muito ansiosa e medrosa, e por isso cuidava bem da saúde. Ela também refletiu bastante sobre o que mudou durante esse processo.

"Talvez para mim a transformação vai ser justamente o contrário. Talvez seja perceber que parar, contemplar, ficar um pouco à toa, também é uma forma de viver, também é possível e também pode trazer coisas boas."

Durante o programa, a apresentadora contou como foi duro dar a notícia à família, mas celebrou o apoio recebido. "Eu fui muito abençoada. Tive o apoio das minhas filhas, Túlio comigo desde a ida à médica, meus pais ao meu lado."

"Minha irmã também teve câncer e minha mãe recebeu essa notícia duas vezes. Para ninguém é fácil receber essa notícia. Acho que um dos momentos mais difíceis foi contar para as pessoas que amamos, mostrar que é forte. No momento da baqueada tive muito amor e suporte dos meus."

Emoção

Fátima Bernardes se emociona em volta ao 'Encontro'

Reprodução/TV Globo

No programa, Fátima também contou que anda mais chorona e não segurou as lágrimas ao relembrar a morte de uma amiga. Depois da leitura de um poema sobre Bráulio Bessa sobre recomeço, ela homenageou Alice, com quem conviveu por 30 anos e foi vítima da Covid-19.

"Estou mais chorona. Não ia falar sobre isso, mas já que o Bráulio tocou no assunto recomeço, falo aqui da minha amiga, que morreu vítima de Covid. A morte dela, assim como a de outras milhares com essa doença, me angustiou demais. Quantas pessoas não terão essa chance de recomeçar como eu tive? Isso é muito triste", disse.