Morre Robert Hossein, lenda do teatro francês, aos 93 anos

Morre Robert Hossein, lenda do teatro francês, aos 93 anos
Famoso por megaproduções de clássicos como "Os Miseráveis" e "O Corcunda de Notre Dame", ele faleceu após sofrer um "problema respiratório", disse sua mulher. Robert Hossein, em foto de maio de 2018

Alberto Pizzoli/AFP/Arquivo

O ator e diretor francês Robert Hossein, famoso por suas megaproduções de teatro de clássicos como "Os Miseráveis" e "O Corcunda de Notre Dame", faleceu nesta quinta-feira (31), aos 93 anos - informou sua mulher, Candice Patou, à AFP.

Hossein morreu no hospital após sofrer um "problema respiratório", afirmou Candice. Robert nasceu em 30 de dezembro de 1927 e começou a atuar na adolescência. Seu pai era um compositor iraniano zoroastrista, e sua mãe, uma ortodoxa russa.

Na década de 1960, alcançou a fama, graças a sua interpretação do ardente conde Peyrac na série de filmes de romance barroco "Angelica, Marquesa dos Anjos".

O diretor de arte Roger Vadim o escalou para interpretar o amante suicida de Brigitte Bardot em "O repouso do guerreiro", em 1962.

Nos últimos anos, Robert dedicou sua energia a grandes produções teatrais destinadas a atrair o grande público aos teatros.

"Teatro como verão apenas no cinema", era como anunciava seus fastuosos espetáculos, que incluíram uma produção épica do conto de gladiadores "Ben-Hur", no Stade de France.

"Era o príncipe do teatro para as massas", tuitou Gilles Jacob, ex-presidente do Festival de Cinema de Cannes.

Veja vídeos com a Retrospectiva 2020