Aulas do Proerd 2020 tiveram início na segunda-feira com a presença dos pais

Aulas do Proerd 2020 tiveram início na segunda-feira com a presença dos pais

Começaram na última segunda-feira (10) as aulas do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência da Polícia Militar do Estado de São Paulo – Proerd 2020. No decorrer do ano, diversas escolas municipais e particulares receberão o curso, sendo uma parte no primeiro semestre, e outra no segundo.

Para a primeira aula, o instrutor do programa, cabo PM Osni Luciano Martins, convidou os pais dos alunos para participarem e receberem informações sobre o que é o programa.

Neste primeiro, serão atendidos os alunos das escolas públicas Bráulio Teixeira (Cristo Redentor), Sud Mennucci (Centro), Noraide Mariano (Jardim Primavera), Agostinho Garcia (Jardim Anésia) e Ruth Barroso Teixeira (Jardim Porto Bello). E as escolas particulares Cecab e Colégio Objetivo.

Ao longo de 2020 serão quase 900 alunos em Porto Ferreira que passarão por este programa educacional. O Proerd é um projeto no qual os policiais militares, fardados e devidamente treinados e com material próprio, desenvolvem um curso de prevenção às drogas e a violência.

O programa é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (Dare), surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil.

Desde o ano de 2015 em Porto Ferreira o instrutor é o cabo PM Osni Luciano Martins, sendo ele um dos 716 policiais instrutores credenciados para aplicação do Proerd no Estado de São Paulo. O projeto tem a supervisão do comandante da Polícia Militar local, capitão PM Leonardo Régis Ramos, em parceria com a Secretaria de Educação do município.

Em Porto Ferreira, o programa tem dois focos: o tradicional Proerd para os alunos dos 5ºs anos do ensino fundamental; e também o Proerd Kids, para alunos do 1º ano, implantado mais recentemente.

"O sucesso do Proerd se deve principalmente à colaboração da iniciativa privada e de pessoas autônomas que colaboram com a doação de camisetas para os participantes", comenta Osni Martins. Ele também agradece à colaboração da Secretaria de Educação, que ao final dos ciclos presenteia um aluno destaque de cada escola com uma bicicleta.


Fotos salas dos 5º anos:





Fotos salas do 1º aninho - Proerd Kids