Estudantes alegam erro de correção e notas mais baixas no Enem

De acordo com os estudantes, candidatos que acertaram de 30 a 45 questões tiveram notas entre 300 e 400 pontos, quando deveriam pontuar 700 a 800

(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press)

(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press)

Estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na Universidade Federal de Viçosa, em Viçosa, cidade da Zona da Mata, alegam erro na correção das questões. Alunos apontam um "déficit discrepante" nas notas das provas do segundo dia de aplicação – Matemática e Ciências da Natureza. A nota, comparada aos acertos do caderno de questões e analisada em relação às pontuações da Teoria de Resposta ao Item (TRI's), teria sido dada com cerca de 400 pontos a menos do correto. O caso foi exposto por Duda Salabert nas redes sociais e o assunto se tornou um dos principais desta noite de sexta-feira (17).

Ainda de acordo com os estudantes, que se uniram para tomar providências, pessoas que acertaram cerca de 30 a 45 questões tiveram notas por volta de 300 e 400 pontos, quando deveriam vir na faixa dos 700 a 800. Os primeiros alunos a se mobilizarem são do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa. Eles apontam problema entre os alunos que realizaram prova no Pavilhão de Aulas (PVB) da universidade. Entretanto, surgiram denuncias a respeito de estudantes de Utaiutaba, no Triângulo Mineiro. Existe uma petição com mais de 540 assinaturas com os respectivos números de inscrição para rever a nota.


Recentemente em seu perfil público no instagram, o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) manifestou-se a respeito do ocorrido dizendo que o INEP descartou falha nas notas do Enem e afirmou que não haverá reavaliação das mesmas:


Veja a postagem direto no aplicativo: