Professora da escola Djalma Forjaz é destaque no Centro de Mídias de São Paulo

Professora da escola Djalma Forjaz é destaque no Centro de Mídias de São Paulo

A professora Ana Letycia Petenon, que ministra aulas de Química na Escola Estadual Dr. Djalma Forjaz, recebeu, recentemente, um convite para gravar aula no Centro de Mídias SP, que é um espaço virtual criado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para contribuir com a formação dos professores da Rede e ampliar a oferta aos alunos de uma educação mediada por tecnologia.

Essa conexão foi fundamental neste período de pandemia, uma vez que as aulas presenciais foram suspensas nas unidades de ensino, permitindo aos alunos e professores a manutenção das atividades escolares – e as aprendizagens –, de modo remoto.

Nesse espaço ocorrem as aulas e são encontrados conteúdos elaborados por especialistas, os quais são oferecidos por meio de tecnologias digitais e transmitidos a partir dos estúdios de TV instalados na sede da Escola de Formação dos Profissionais da Educação (EFAPE) e, também, em algumas escolas da capital e do interior, alguns professores, da própria rede estadual, são convidados a apresentar uma aula semelhante a que desenvolvem com os seus alunos, no seu cotidiano.

Os conteúdos apresentados ficam disponíveis para consulta de alunos, responsáveis e profissionais da Rede, ampliando as possibilidades de ensino e aprendizagem, fomentando a cultura digital e permitindo maior conexão entre todos.

A aula da professora Ana Letycia foi muito elogiada por todos que a acompanharam, tanto por alunos, quanto por professores, evidenciando a qualidade do trabalho dos docentes nas aulas que são oferecidas aos estudantes na Djalma Forjaz. Letycia, como gosta de ser chamada, desenvolve suas aulas de forma muito dinâmica, lúdica e envolvente, despertando o interesse dos discentes e tornando a Química algo mais acessível a eles e, por fim, tornando a aprendizagem muito mais significativa.

Quando indagada sobre sua participação, a professora comentou: "Fiquei muito feliz com o convite e muito grata por representar a Diretoria de Ensino de Pirassununga e a escola Djalma Forjaz. Espero atingir o objetivo ao transmitir o conhecimento com clareza e tranquilidade.

Agradeço os elogios endereçados a mim e aproveito para parabenizar a todos os colegas que têm feito um esforço imensurável para superar as dificuldades as quais a pandemia nos submeteu, disseminando a aprendizagem, mesmo a distância".

A gravação foi realizada no dia 18 de setembro, pela TV Cultura e apresentada ao público na última semana.

No entanto, além da Química, na escola Djalma Forjaz, todas as aulas são atraentes e os objetos do conhecimento são difundidos com propriedade, com destaque para as competências e habilidades previstas nos componentes curriculares, alinhados com as propostas curriculares da Secretaria da Educação, bem como com os Princípios, Premissas e Valores do Programa Ensino Integral, implantado na unidade escolar, desde o ano de 2015.

Assim, para a formação acadêmica do aluno, de forma interdimensional, são oferecidos vários espaços e ferramentas pedagógicas de aprendizagem, como a sala de informática, sala de leitura para o conhecimento acadêmico e leituras paradidáticas (lúdica e entretenimento), quadras esportivas, laboratórios equipados, salas de aula com lousa digital, TV e projetor multimídia.