Turma do Pagode canta com Prettos e Tiee no quintal em que celebra os 20 anos do grupo

Turma do Pagode canta com Prettos e Tiee no quintal em que celebra os 20 anos do grupo
? Desde 2000 nas rodas do samba da cidade de São Paulo (SP), a Turma do Pagode tinha planos de fazer registro audiovisual de show em 2020 para celebrar os 20 anos do grupo. Atrapalhados pela pandemia, os planos foram alterados, mas concretizados.

Projeto fonográfico aprovado em caráter emergencial – Turma no quintal, gravado ao vivo em show apresentado em outubro, ao ar livre, para público reduzido, na Vila dos Ingleses, em São Paulo (SP) – chega ao mercado neste mês de dezembro, em tempo de celebrar as duas décadas do grupo.

A ideia foi simplificar a produção de gravação audiovisual ao montar show que remetesse aos primórdios da trajetória da Turma do Pagode, grupo que entrou em cena justamente em rodas armadas em quintais e bares da cidade de São Paulo (SP).

Para montar o roteiro, Leiz (tantã e voz), Caramelo (banjo e voz), Rubinho (pandeiro e voz), Marcelinho TDP (cavaquinho e voz), Leandro Filé (violão e voz), Fabiano Art (surdo), Neni Art (repique de mão, pandeiro e cuíca) e Thiago (reco-reco) reuniram nove músicas inéditas, apresentadas entre medleys com sucessos dos pagodes (e eventualmente de outros gêneros musicais), alguns gravados com adesões de convidados.

O cantor Tiee, por exemplo, se junta à Turma do Pagode no medley que Será que é amor, Paixão verdadeira e Nem pensar. O grupo Menos é Mais entra na roda no medley que linka Bebe e vem me procurar com Quem ama sente saudade. Já a dupla Prettos – formada por Magnu Souzá e Maurílio Oliveira, bambas do samba de Sampa – agrega valor ao medley que une Enquanto a gente batuca, Deixa cair e Melhor de nós dois.

Capa de 'Turma no quintal', disco da Turma do Pagode

Fábio Nunes

Completando o time de convidados da Turma no quintal, o grupo Vou pro Sereno entra em campo na gravação de Golaço, uma das músicas inéditas do repertório do álbum ao vivo. Bebida com carência, Me beija, Pronta pra atacar, Sinto você amando e Vai ser melhor assim são outras músicas que renovam o repertório da Turma do Pagode.

Entre as regravações, há a música Predador e o medley com Goodbye e Cena de cinema, além de Deixou saudade e Tudo nosso, sambas também reunidos em medley.

A gravação ao vivo está sendo promovida pelo samba Faz um coração aí, incluído entre as cinco faixas do EP que chegou às plataformas na sexta-feira, 4 de dezembro, via Sony Music, dando a primeira amostra da Turma no quintal.

O registro audiovisual deste show é o primeiro lançamento fonográfico do grupo desde o EP Versões (2020), lançado em maio com takes extraídos de apresentações feitas pelo octeto no litoral da Bahia no fim de 2019.