Single de Marcia Castro com Margareth Menezes tem muito brilho e muita cor

Single de Marcia Castro com Margareth Menezes tem muito brilho e muita cor

'Arco-íris do amor' defende a liberdade sexual e gera expectativa sobre o álbum 'Axé', gravado por Marcia com músicas inéditas de Emicida, Nando Reis e Carlinhos Brown. Capa do single 'Arco-íris do amor', de Marcia Castro com Margareth Menezes

Divulgação

Resenha de single

Título: Arco-íris do amor

Artistas: Marcia Castro e Margareth Menezes

Compositores: Fábio Alcântara, Magary Lord e Lucas Santtana

Gravadora: Coala.Lab

Cotação: * * * *

? Primeira amostra do quinto álbum de Marcia Castro, Axé, Arco-íris do amor é single gravado com a temperatura do verão e com as cores da liberdade afetiva e sexual.

Ao lado de Margareth Menezes, dona da voz mais calorosa dentre todas as cantoras identificadas com o afro-pop baiano rotulado como axé music, Marcia Castro hasteia bandeiras contra as tentativas de cerceio de vivências homoafetivas.

Tão simples quanto eficiente, a boa composição de Fábio Alcântara, Magary Lord e Lucas Santtana se escora no refrão incendiário e evoca a fase de ouro da axé music, gênero que completa 35 anos em 2020.

Com produção musical dividida entre Letieres Leite e Lucas Santtana, o álbum Axé foi arquitetado – sob a direção artística de Marcus Preto – com a missão possível (?) de revitalizar o gênero, atualmente suplantado em Salvador (BA) por ritmos como o arrocha e o pagode baiano, mas com sinais vitais dados em recentes discos de Daniela Mercury e Ivete Sangalo.

A julgar por Arco-íris do amor, o quinto álbum de Marcia Castro pode de fato contribuir para a renovação do axé.

A música tem tudo para contagiar foliões que vão atrás dos trios elétricos. A cargo dos músicos Ricardo Braga e Hudson, as percussões da gravação remetem à batida do samba-reggae. Os metais – orquestrados pelo maestro Letieres Leite – turbinam a pulsação da faixa e sopram renovações sutis no arranjo que incorpora o discreto toque do MPC e do baixo synth de Bruno Buarque, músico associado à cena alternativa paulistana.

Álbum previsto para ser lançado em 3 de abril, Axé também harmoniza no repertório músicas inéditas de compositores dissociados do fervo rítmico baiano. Emicida, Nando Reis e Teago Oliveira (voz e compositor da banda soteropolitana Maglore) contribuíram para o cancioneiro do disco gravado por Marcia Castro desde o segundo semestre de 2019.

Ativista do axé, Carlinhos Brown também forneceu composição para o álbum. Além de Margareth Menezes, Marcia Castro conta com o reforço vocal de outra diva do gênero, Ivete Sangalo, convidada da música Holograma (Tiago Simões).

Bolero lero (de Russo Passapusso e Seko Bass, integrantes da BaianaSystem), Coladinha em mim (Fábio Alcântara, Marcelo Flores e Marcia Castro) e Namorar no mar (Pedro Pondé) figuram entre as dez músicas inéditas de Axé, álbum que, a julgar pelo primeiro single, vai revitalizar a titubeante carreira fonográfica de Marcia Castro.

Como sentencia o refrão aliciante, Arco-íris do amor tem muito brilho e muita cor.