Facebook e Instagram vão remover alegações falsas sobre vacinas contra a Covid-19

Facebook e Instagram vão remover alegações falsas sobre vacinas contra a Covid-19
Posts com afirma√ß√Ķes que j√° tiverem sido desacreditadas por especialistas em saúde pública ser√£o retirados. Medida come√ßa a ser implementada nas próximas semanas. Foto tirada no dia 17 de novembro mostra seringa e frasco com etiqueta 'vacina Covid-19' escrita em inglês.

Joel Saget/AFP

O Facebook anunciou nesta quinta-feira (3) que vai come√ßar a remover alega√ß√Ķes falsas sobre as vacinas contra a Covid-19 de sua plataforma. A medida vale também para o Instagram e ser√° iniciada nas próximas semanas.

De acordo com a rede social, posts com afirma√ß√Ķes que j√° tiverem sido desacreditadas por especialistas em saúde pública ser√£o retirados.

Vacina√ß√£o contra a Covid-19: veja o que se sabe sobre os planos de cada país

"Esta é mais uma aplica√ß√£o da nossa política que permite remover desinforma√ß√£o sobre o vírus que pode causar danos físicos iminentes. Isso pode incluir alega√ß√Ķes falsas sobre a seguran√ßa, efic√°cia, ingredientes ou efeitos colaterais das vacinas", disse o Facebook, em comunicado.

Um dos exemplos de alega√ß√Ķes falsas dado pela rede social s√£o posts falando que as vacinas contém microchips ou qualquer outra coisa que n√£o esteja na lista oficial de ingredientes da vacina. Também ser√£o removidas teorias conspiratórias sobre as vacinas contra o coronavírus, como a afirma√ß√£o de que popula√ß√Ķes específicas estariam sendo usadas sem seu consentimento para testar a seguran√ßa da vacina.

"N√£o poderemos come√ßar a aplicar essas políticas da noite para o dia. Como ainda é cedo e os fatos sobre as vacinas do COVID-19 continuar√£o a evoluir, atualizaremos regularmente as alega√ß√Ķes que removemos com base nas orienta√ß√Ķes das autoridades de saúde pública à medida que elas souberem mais", afirmou o Facebook.

A rede social também disse que continua a promover informa√ß√Ķes sobre essas vacinas, por meio de de seu Centro de Informa√ß√Ķes da Covid-19.

VÍDEOS: Veja novidades sobre vacinas contra a Covid-19