Facebook e Instagram vão remover alegações falsas sobre vacinas contra a Covid-19

Facebook e Instagram vão remover alegações falsas sobre vacinas contra a Covid-19
Posts com afirmações que já tiverem sido desacreditadas por especialistas em saúde pública serão retirados. Medida começa a ser implementada nas próximas semanas. Foto tirada no dia 17 de novembro mostra seringa e frasco com etiqueta 'vacina Covid-19' escrita em inglês.

Joel Saget/AFP

O Facebook anunciou nesta quinta-feira (3) que vai começar a remover alegações falsas sobre as vacinas contra a Covid-19 de sua plataforma. A medida vale também para o Instagram e será iniciada nas próximas semanas.

De acordo com a rede social, posts com afirmações que já tiverem sido desacreditadas por especialistas em saúde pública serão retirados.

Vacinação contra a Covid-19: veja o que se sabe sobre os planos de cada país

"Esta é mais uma aplicação da nossa política que permite remover desinformação sobre o vírus que pode causar danos físicos iminentes. Isso pode incluir alegações falsas sobre a segurança, eficácia, ingredientes ou efeitos colaterais das vacinas", disse o Facebook, em comunicado.

Um dos exemplos de alegações falsas dado pela rede social são posts falando que as vacinas contém microchips ou qualquer outra coisa que não esteja na lista oficial de ingredientes da vacina. Também serão removidas teorias conspiratórias sobre as vacinas contra o coronavírus, como a afirmação de que populações específicas estariam sendo usadas sem seu consentimento para testar a segurança da vacina.

"Não poderemos começar a aplicar essas políticas da noite para o dia. Como ainda é cedo e os fatos sobre as vacinas do COVID-19 continuarão a evoluir, atualizaremos regularmente as alegações que removemos com base nas orientações das autoridades de saúde pública à medida que elas souberem mais", afirmou o Facebook.

A rede social também disse que continua a promover informações sobre essas vacinas, por meio de de seu Centro de Informações da Covid-19.

VÍDEOS: Veja novidades sobre vacinas contra a Covid-19