Moeda digital do Facebook será lançada em janeiro, diz jornal

Moeda digital do Facebook será lançada em janeiro, diz jornal
Criptomoeda libra ir√° estrear com lastro no dólar. Decis√£o foi tomada para diminuir preocupa√ß√Ķes sobre impacto na estabilidade de economias ao redor do mundo. Criptomoeda libra pode ser lan√ßada em janeiro, segundo jornal.

Dado Ruvic/Reuters

A criptomoeda libra do Facebook est√° pronta para ser lan√ßada em janeiro, informou o jornal Financial Times nesta sexta-feira (27), citando três fontes envolvidas no projeto.

A Libra Association, sediada em Genebra, que emitir√° e administrar√° a libra, planeja lan√ßar uma única moeda digital lastreada em dólar, disse o jornal, citando uma das fontes.

A mudan√ßa representaria uma redu√ß√£o nas ambi√ß√Ķes do projeto em resposta a uma rea√ß√£o regulatória e política.

A libra, anunciada pelo Facebook no ano passado, foi modificada depois que reguladores e bancos centrais de todo o mundo levantaram preocupa√ß√Ķes de que a moeda poderia perturbar a estabilidade financeira.

Saiba mais: Moeda digital do Facebook, libra levanta 'preocupa√ß√Ķes sérias', diz presidente do Fed

A Libra Association, da qual o Facebook é um dos 27 membros, est√° buscando o sinal verde do regulador dos mercados da Suí√ßa para emitir diversas "stablecoins" lastreadas em moedas tradicionais individuais, bem como um token baseado em "stablecoins" indexado a moedas.

Os "stablecoins" s√£o projetados para evitar a volatilidade típica das criptomoedas, como o bitcoin, tornando-os, em teoria, mais adequados para pagamentos e transferências de dinheiro.

No entanto, de acordo com o novo plano do órg√£o, outras moedas lastreadas em moedas tradicionais, assim como o composto digital, seriam introduzidas em uma data posterior, disse o Financial Times.

A Libra Association n√£o respondeu imediatamente a um pedido de coment√°rios. A FINMA, o regulador suí√ßo, n√£o elaborou além de um comunicado em abril confirmando o recebimento do pedido da Libra para uma licen√ßa de pagamento.

Veja os vídeos mais assistidos do G1