Moeda digital do Facebook será lançada em janeiro, diz jornal

Moeda digital do Facebook será lançada em janeiro, diz jornal
Criptomoeda libra irá estrear com lastro no dólar. Decisão foi tomada para diminuir preocupações sobre impacto na estabilidade de economias ao redor do mundo. Criptomoeda libra pode ser lançada em janeiro, segundo jornal.

Dado Ruvic/Reuters

A criptomoeda libra do Facebook está pronta para ser lançada em janeiro, informou o jornal Financial Times nesta sexta-feira (27), citando três fontes envolvidas no projeto.

A Libra Association, sediada em Genebra, que emitirá e administrará a libra, planeja lançar uma única moeda digital lastreada em dólar, disse o jornal, citando uma das fontes.

A mudança representaria uma redução nas ambições do projeto em resposta a uma reação regulatória e política.

A libra, anunciada pelo Facebook no ano passado, foi modificada depois que reguladores e bancos centrais de todo o mundo levantaram preocupações de que a moeda poderia perturbar a estabilidade financeira.

Saiba mais: Moeda digital do Facebook, libra levanta 'preocupações sérias', diz presidente do Fed

A Libra Association, da qual o Facebook é um dos 27 membros, está buscando o sinal verde do regulador dos mercados da Suíça para emitir diversas "stablecoins" lastreadas em moedas tradicionais individuais, bem como um token baseado em "stablecoins" indexado a moedas.

Os "stablecoins" são projetados para evitar a volatilidade típica das criptomoedas, como o bitcoin, tornando-os, em teoria, mais adequados para pagamentos e transferências de dinheiro.

No entanto, de acordo com o novo plano do órgão, outras moedas lastreadas em moedas tradicionais, assim como o composto digital, seriam introduzidas em uma data posterior, disse o Financial Times.

A Libra Association não respondeu imediatamente a um pedido de comentários. A FINMA, o regulador suíço, não elaborou além de um comunicado em abril confirmando o recebimento do pedido da Libra para uma licença de pagamento.

Veja os vídeos mais assistidos do G1