Corpo de Seu Francisco, pai de Zezé Di Camargo e Luciano, é enterrado em cemitério de Goiânia

Corpo de Seu Francisco, pai de Zezé Di Camargo e Luciano, é enterrado em cemitério de Goiânia
Francisco José de Camargo, de 83 anos, morreu na noite de segunda feira, após 14 dias internado em hospital particular em Goiânia. Parentes e famosos prestaram a última homenagem ao Seu Francisco. Corpo de Seu Francisco, pai de Zezé Di Camargo e Luciano, é enterrado em cemitério de Goiânia

Vitor Santana/G1

O corpo do pai da dupla Zezé Di Camargo e Luciano, Francisco José de Camargo, que morreu aos 83 anos, foi enterrado no fim da tarde desta terça-feira (24), no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia. Ele morreu após ficar 14 dias internado em um hospital particular da capital. Familiares e famosos prestaram a última homenagem ao Seu Francisco, como era carinhosamente chamado.

Por volta de 16h40, os parentes e amigos começaram a deixar a capela para se prepararem para o sepultamento. Às 17h10, o corpo foi retirado da capela, sob aplausos. À frente do caixão, Wellington Camargo e o filho acompanharam o cortejo. Zezé Di Camargo caminhou ao lado do corpo do pai, que foi enterrado às 17h30.

Dezenas de pessoas acompanharam o cortejo. Segundo a família, a cerimônia não seria aberta ao público em virtude da pandemia do coronavírus. No entanto, fãs foram ao local, fizeram filas para tentar se despedir. Durante a caminhada até o túmulo, eles cantaram várias músicas dos dois filhos de Francisco, entre elas, "No Dia Em Que Eu Saí de Casa".

Corpo de Seu Francisco, pai de Zezé Di Camargo e Luciano, é enterrado em cemitério de Goiânia

Vitor Santana/G1

O corpo chegou ao cemitério às 10h e foi velado na capela. Por volta das 11h20, Zezé chegou ao local, acompanhado da noiva, Graciele Lacerda, e da mãe, Helena Camargo, viúva de Seu Francisco. Já Luciano, que mora em São Paulo, não compareceu, porque está com Covid-19.

Durante todo o velório, a viúva, dona Helena, de 75 anos, não saiu do lado do caixão, e foi consolada por amigos e parentes. Ao deixar a capela para seguir para o sepultamento, Helena foi aplaudida.

Além de Zezé, outros filhos de Seu Francisco, como Emanoel e Wellington Camargo também participaram do velório. Famosos, como a dupla Di Paulo e Paulino, e autoridades, como o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), também compareceram.

Esposa de Seu Francisco, Helena Camargo não saiu do lado do caixão durante velório do marido

Vitor Santana/G1

Seu Francisco morreu na noite de segunda-feira (23), após ficar 14 dias internado em hospital particular em Goiânia. Por meio de nota, o Hospital Órion informou que o paciente morreu às 23h05 por causa de uma parada cardiorrespiratória e uma "instabilidade hemodinâmica".

Emoção e homenagem durante velório

Zezé Di Camargo toca sanfona e canta com Di Paulo e Paulino em velório do pai, Francisco Camargo, em Goiânia Goiás

Vitor Santana/G1

Durante o velório, Zezé chorou ao falar sobre a morte do pai. Segundo o cantor, as lágrimas vieram por saber que não veria mais o sorriso que tanto gostava.

"Estou o emprestando um pouquinho para Deus. É um ser muito especial. Está deixando um exemplo na Terra", disse Zezé, emocionado.

Algumas horas antes do enterro, Zezé fez uma homenagem ao pai. Ao lado de Di Paulo e Paulino, ele tocou sanfona e cantou "É o Amor", um dos maiores sucessos dos dois filhos de Francisco (assista abaixo).

Zezé Di Camargo toca sanfona e canta É o amor no velório do pai, Francisco Camargo

Durante as canções de Di Paulo e Paulino, o filho mais velho precisou ser amparado pela filha, Wanessa Camargo, e pelo irmão Welington.

Uma cerimônia religiosa foi celebrada por um pastor, durante os últimos momentos do velório.

Como não pôde comparecer ao velório, devido ao diagnóstico de Covid-19, Luciano fez um post nas redes sociais, o cantor lamentou a morte do pai: "Pai, meu eterno amor. Minha saudade infinita. Te amo".

Luciano posta em redes sociais após morte do pai Francisco Camargo Goiás

Reproduçã/Instagram

Família e filme

Apesar dos filhos famosos, ele só ficou conhecido nacionalmente em 2005, após o lançamento do filme "Dois Filhos de Francisco", que contou a história dele e de sua família.

Francisco Camargo deixa a esposa, Helena Siqueira de Camargo, de 75 anos, e oito filhos: Mirosmar José de Camargo (Zezé), Marlene José de Camargo, Wellintgton Camargo, Emanoel Camargo, Luciele de Camargo, Welson David de Camargo (Luciano), Wesley José de Camargo e Walter José de Camargo. Outro filho do patriarca da família, Emival Camargo, que foi a primeira dupla com Zezé, morreu em 1975 em um acidente de carro.

Ele também tinha dez netos, incluindo a cantora Wanessa Camargo - filha de Zezé -, e bisnetos.

Morre Francisco Camargo, pai de Zezé di Camargo e Luciano

Internações

Seu Francisco estava internado desde o último dia 10 de novembro, quando sentiu dores no intestino. Quatro dias depois, ele precisou passar por uma cirurgia de emergência para estancar um sangramento no órgão. No dia, Zezé e Luciano estavam em Goiânia para acompanhar de perto a evolução do quadro.

Segundo o irmão dos cantores, Emanoel Camargo, o pai havia começado a retirada dos sedativos na quinta-feira (18). Porém, ele teve nova piora.

Nos últimos anos, Francisco convivia rotineiramente com problemas de saúde e internações. Em março de 2018, ele ficou mais de um mês no hospital devido a uma pneumonia.

Já em fevereiro deste ano, o idoso chegou a ser internado para tratar uma infecção decorrente de um enfisema pulmonar. Ele ficou oito dias hospitalizado.

2 Filhos de Francisco

Ângelo Antonio como Francisco Camargo em cena de '2 Filhos de Francisco'

Divulgação

O filme "2 Filhos de Francisco" foi lançado em 2005 nos cinemas brasileiros e contou a história de vida da dupla Zezé di Camargo e Luciano e o esforço do pai para tornar a dupla famosa no mundo da música sertaneja. O ator Ângelo Antônio foi o responsável por viver o papel de Francisco. Já a atriz Dira Paes interpretou a esposa dele, Helena.

Segundo sites especializados em cinema, o longa foi assistido por cerca de 6 milhões de pessoas e arrecadou aproximadamente R$ 34 milhões.

Morre Francisco Camargo em Goiânia, Goiás

Arte/G1

VÍDEOS: últimas notícias sobre Seu Francisco

Veja outras notícias da região no G1 Goiás.