Twitter irá mostrar aviso quando as pessoas curtirem publicações rotuladas como enganosas

Twitter irá mostrar aviso quando as pessoas curtirem publicações rotuladas como enganosas
Op√ß√£o vinha aparecendo para retuítes, e agora foi expandida para os 'likes'. Objetivo da rede social é diminuir circula√ß√£o de informa√ß√Ķes falsas. Ícone do aplicativo do Twitter em um smartphone.

Thomas White/Reuters

O Twitter anunciou na última segunda-feira (23) que ir√° exibir um aviso quando as pessoas curtirem publica√ß√Ķes rotuladas como enganosas. A iniciativa é uma amplia√ß√£o de um recurso similar, mas que aparecia para retuítes.

Esses alertas ser√£o mostrados quando alguém curtir ou retuitar algum post que tenha sido marcado pela rede social como enganoso.

Em comunicado ao G1, a rede social disse que novidade já está valendo na versão web e no aplicativo para iPhone. Nos celulares Android, a função deve aparecer daqui aproximadamente duas semanas.

Mensagem que diz que informa√ß√£o é contestada vai aparecer em publica√ß√Ķes rotuladas como enganosas no Twitter.

Reprodução/Twitter

O Twitter diz que esse selo pode ser incluído em materiais que desinformem sobre "integridade cívica e Covid-19, assim como em tuítes com mídia sintética [deepfakes] e manipulada".

Saiba mais: Twitter diz ter marcado 300 mil mensagens 'enganosas' sobre elei√ß√Ķes nos EUA

A mudan√ßa no mecanismo de retuíte, que mostra uma caixa para pessoas comentarem conteúdo em vez de simplesmente replicar a publica√ß√£o, diminuiu a circula√ß√£o de informa√ß√Ķes enganosas em 29%, segundo a rede social.

Esse resultado levou a companhia a incluir a caixa de aviso em curtidas – os posts com muitos 'likes' costumam aparecer com mais frequência no feed dos usu√°rios.

Veja os vídeos mais assistidos do G1