Facebook remove mais de 140 mil conteúdos no Brasil por violarem políticas contra interferência eleitoral

Facebook remove mais de 140 mil conteúdos no Brasil por violarem políticas contra interferência eleitoral
Balanço de ações durante o 1º turno também envolve o Instagram. Facebook revelou números de remoções de conteúdo no Brasil por violar suas políticas de interferência eleitoral.

Dado Ruvic/Reuters

O Facebook divulgou nesta segunda-feira (23) que removeu mais de 140 mil conteúdos que violavam políticas contra interferência eleitoral nesta rede social e no Instagram durante a campanha do 1º turno das eleições municipais.

De acordo com a empresa, eles continham "informações que poderiam desencorajar eleitores de irem votar, como por exemplo o horário errado de abertura das urnas".

Também nesse período foram rejeitadas 250 mil submissões de anúncios (conteúdos impulsionados) sobre política ou eleições que não continham o rótulo "Propaganda Eleitoral" ou "Pago por", direcionadas a pessoas no Brasil.

Segundo o Facebook, desde agosto, qualquer pessoa ou organização que quiser fazer publicidade sobre política ou eleições no país precisa passar por um processo de autorização, confirmando sua identidade e residência no Brasil.

Saiba mais: Facebook disponibiliza ferramentas de transparência para anúncios políticos no Brasil

A companhia disse ainda que cerca de 3 milhões de pessoas acessaram um aviso fixado no topo do Feed de Notícias que convidava os eleitores a se prepararem e conferir os protocolos sanitários para o dia da votação no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Além do Instagram, o Facebook é dono do WhatsApp.

Veja os vídeos mais assistidos do G1