Ferreirense se torna representante regional junto ao Sistema Estadual de Museus

Ferreirense se torna representante regional junto ao Sistema Estadual de Museus

O Sisem (Sistema Estadual de Museus) promoveu a eleição de representantes regionais para o biênio 2020-2022, durante os meses de setembro e outubro deste ano. A eleição ocorreu de maneira virtual, pela primeira vez em toda a história do colegiado, em virtude da pandemia de covid-19. Porto Ferreira terá como representante Vinicius Carlos da Silva, historiador e chefe de Seção de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural, atual responsável pelo Museu Professor Flávio da Silva Oliveira.

O Governo do Estado de São Paulo busca, por meio desta instância, ampliar a adesão de instituições e de gestores culturais aos parâmetros de classificação das instituições museológicas espalhadas pelo Estado, de maneira a orientar e democratizar as gestões dos museus.

"Após termos iniciado o processo de cadastramento do Museu Municipal junto ao Sisem quando assumi a Seção a qual estou vinculado, no início de 2019, percebi que seria muito benéfico para a cidade ter um representante junto ao sistema. São poucas as cidades de buscam se adequar de se atualizar, infelizmente. Porém, acredito que podemos inverter esse quadro, através do diálogo com as demais cidades", disse Vinicius.

O historiador encabeçou a formação da chapa vencedora, denominada Restaurar, junto com outros profissionais da região, todos com fortes vínculos com a questão patrimonial.

"Chapa Restaurar visa justamente recuperar a relação entre as cidades da região central do Estado de São Paulo, no que tange aos assuntos museológicos e históricos, fortalecendo assim a questão patrimonial em nossa região. É um prazer poder fazer parte de uma equipe de profissionais muito capacitados e dedicados em suas funções. Tenho certeza de que colocaremos Porto Ferreira em destaque novamente, e que colheremos bons frutos nessa empreitada", finalizou.

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos