SINDICER e SINDVICO realizam reunião sobre a convenção coletiva de trabalho do setor cerâmico

Disponíveis no Jornal do Porto impresso do dia 20-11-2020

SINDICER e SINDVICO realizam reunião sobre a convenção coletiva de trabalho do setor cerâmico

No dia 03 de novembro de 2020, na sede do Sindicer, os representantes do Sindicer - Sindicato das Indústrias de Produtos Cerâmicos de Louça de Pó de Pedra, Porcelana e da Louça de Barro de Porto Ferreira, e do Sindvico - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Vidros, Cristais e Espelhos e de Cerâmica de Louça de Pó de Pedra e da Porcelana e da Louça de Barro de Porto Ferreira, realizaram uma reunião entre os sindicatos patronal e laboral, para dar início a discussão sobre a pauta de reivindicações dos trabalhadores do setor industrial ceramista de Porto Ferreira.

Em uma conversa harmoniosa, os representantes sindicais do lado laboral expuseram suas solicitações sobre os termos da CCT – Convenção Coletiva de Trabalho do setor cerâmico, para o período 2020/2021. A Convenção Coletiva de Trabalho, ou CCT, é um ato jurídico pactuado entre sindicatos de empregadores e de empregados para o estabelecimento de regras nas relações de trabalho em todo o âmbito das respectivas categorias.

Até o momento, os termos que estão sendo negociados para a CCT 2020/2021, primam pela valorização da classe trabalhadora, mas sem onerar demasiadamente as empresas. Nos próximos dias será realizada outra reunião entre os representantes dos empresários industriais e dos colaboradores, para o fechamento dos termos da CCT 2020/2021.

O Sindicer representa a classe empresarial industrial ceramista, e o Sindvico representa a classe dos trabalhadores do ramo industrial cerâmico.