Google bloqueou a instalação de mais de 1,9 bi de malwares no Android em 2019

Google bloqueou a instalação de mais de 1,9 bi de malwares no Android em 2019

Um pouco atrasado na onda das retrospectivas, o blog do Google para desenvolvedores Android revelou que o recurso Google Play Protect impediu a instalação de mais de 1,9 bilhão de apps com malware no ano passado.

O Google Play Protect foi ativado na metade de 2017 e atua verificando mais de 100 bilhões de apps/instalações por dia. Diferente da curadoria feita na Play Store, o Protect funciona também em aplicativos instalados fora da loja, seja por arquivos de instalação (as APKs), seja em lojas de terceiros, o que já provocou uma queixa de prática abusiva pela loja Aptoide.

Outros dados apresentados pelo Google incluem uma queda de 98% no número de apps com acesso ao histórico de ligações e SMS. Segundo a empresa, os demais 2% são aplicativos que dependem desses dados para cumprir sua função.

-
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-

Na loja de apps oficial do Android, o processo de curadoria impediu a liberação de mais de 790.000 aplicativos que violavam políticas da loja, além da remoção de dezenas de milhares de aplicativos com conteúdo impróprio para menores.

Mesmo com tantos números superlativos, a empresa reconhece que o esforço dos criadores de malware não para e que tem muito trabalho pela frente.

O relatório de segurança para 2019 pode ser conferido no blog do Google.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: