Apresentador americano Alex Trebek morre aos 80

Apresentador americano Alex Trebek morre aos 80
Trebek apresentava o game show 'Jeopardy!' e era uma das personalidades mais reconhecidas da TV americana. Alex Trebek, apresentador do game show de televisão Jeopardy, fala no palco durante o 40º Daytime Emmy Awards em Beverly Hills, na Califórnia, em junho de 2013

Danny Moloshok/Reuters/Arquivo

O apresentador americano Alex Trebek morreu neste domingo (8) aos 80 anos, informou a conta oficial de seu programa no Twitter.

Trebek apresentava o game show "Jeopardy!" e tornou-se uma das personalidades mais reconhecidas da televisão americana.

Nascido no Canadá, ele disse em um vídeo do YouTube de março de 2019 que havia sido diagnosticado com câncer de pâncreas no estágio 4, prometendo vencer a doença apesar das poucas chances.

Trebek disse aos fãs em agosto de 2019 que havia concluído a quimioterapia, mas revelou no mês seguinte que teve que reiniciar o tratamento.

VEJA TAMBÉM: Jovem vencedor do 'Jeopardy!' doa US$ 10 mil para centro de pesquisas de câncer em homenagem a Alex Trebek

Ele morreu "pacificamente" em casa, rodeado pela família e amigos, segundo o tuíte do programa.

Vinte anos depois de "Jeopardy!" ser exibido pela primeira vez em 1964, Trebek se tornou o apresentador do programa e o transformou em uma potência de audiência.

Membros do 'Blue Man Group' apresentam Alex Trebek, visto na 3ª tela, durante o 37º show Annual Daytime Emmy Awards em Las Vegas, Nevada, em junho de 2010

Steve Marcus/Reuters/Arquivo

O programa, em que os competidores mostrem conhecimento sobre vários assuntos gerais, fornecendo suas respostas na forma de uma pergunta, tem atraído consistentemente mais de 20 milhões de espectadores por semana nos Estados Unidos e Canadá, se tornando o programa de perguntas mais assistido nesses países.

A audiência é ainda maior quando os competidores acumulam várias semanas de vitórias consecutivas.

"Esta é a crença que está no cerne da personalidade de Alex na TV: 'Jeopardy!' em si, não ele, é a estrela do show," disse Ken Jennings, um ex-participante de "Jeopardy!" que detém o recorde da sequência de vitórias mais longa do programa, sobre Trebek em uma coluna de 2019 no New York Times.

"É difícil imaginar qualquer personalidade da TV atual evitando os holofotes habilmente como ele", acrescentou Jennings.

Alex Trebek, apresentador do game show 'Jeopardy!' posa com seu prêmio Emmy no 33º Daytime Emmy Awards em Hollywood, na Califórnia, em abril de 2006

Fred Prouser/Reuters/Arquivo

Trebek era conhecido por envolver os competidores com brincadeiras sérias, mas espirituosas.

Jennings comparou Trebek, que apresentou mais de 7 mil episódios de "Jeopardy!", com o apresentador Walter Cronkite e o apresentador de talk-show Johnny Carson, porque sua presença noturna na televisão havia se tornado uma "questão de ritual".

Trebek ganhou seis prêmios Emmy de melhor apresentador de game show, o mais recente em 2019, e também um Emmy pelo conjunto de suas realizações em 2011. A revista Hollywood Reporter publicou em um artigo de 2014 que Trebek ganhava 10 milhões de dólares por ano.