Twitter remove vídeo falso sobre queima de cédulas compartilhado pelo filho de Trump

Twitter remove vídeo falso sobre queima de cédulas compartilhado pelo filho de Trump
Eric Trump compartilhou publicação com imagens de uma pessoa colocando fogo em papéis que seriam para as eleições. Autoridades locais disseram que se tratavam somente de amostras. Eric Trump, filho do candidato à reeleição Donald Trump, compartilhou vídeo de conta que foi suspensa pelo Twitter.

Thomas White/Reuters

O Twitter removeu nesta quarta-feira (4) uma conta que publicou um vídeo considerado falso pelas autoridades de Virgínia.

O material mostrava um homem colocando fogo em um saco plástico cheio de papéis que seriam supostas cédulas eleitorais, "todas para o Trump".

AO VIVO: Cobertura do G1 das eleições americanas

APURAÇÃO: Confira o ritmo da contagem dos votos

O tuíte foi compartilhado por Eric Trump, um dos filhos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em sua publicação, ele escreveu: "80 cédulas para Trump queimando".

As autoridades locais disseram que os papéis eram amostras de cédulas, pois não possuem o código de barras que identifica as cédulas oficiais, e que uma investigação foi aberta.

A publicação de Eric Trump continua no ar, mas as imagens não podem ser vistas porque a rede social suspendeu a conta que publicou o vídeo.

A cidade de Virgínia Beach, onde o incidente teria acontecido, respondeu ao tuíte do filho do presidente dos EUA afirmando que "eram amostras de cédulas", com um link para um comunicado.

Interação entre a cidade de Virgínia Beach e Eric Trump.

Reprodução

O mesmo vídeo também foi compartilhado por páginas no Facebook, e receberam um selo de "conteúdo falso" checado por veículos independentes, mas não foi removido.

Selos nas redes sociais

Desde a madrugada de quarta-feira Twitter e Facebook têm incluído selos em publicações sobre as eleições americanas, indicando que os votos ainda estão sendo contados e as autoridades não declararam um vencedor.

Donald Trump teve um alerta adicionado a uma série de posts no Twitter, indicando que "alguns ou todos os conteúdos compartilhados neste tuíte são contestáveis e podem ter informações incorretas sobre como participar de uma eleição ou de outro processo cívico."

No Facebook, os selos aparecem em todas as publicações dos dois candidatos e diz que "os votos ainda estão sendo apurados".

Veja vídeos das eleições nos EUA: