TRF2 mantém decisão para que Youtube retire vídeos com versão original do funk 'Só surubinha de leve'

TRF2 mantém decisão para que Youtube retire vídeos com versão original do funk 'Só surubinha de leve'
Decisão atende a pedido do Ministério Público Federal, que alegou que 'o conteúdo da música caracteriza violência à mulher por instigar o crime de estupro'. O funkeiro MC Diguinho

Divulgação/Instagram/mcdiguinho

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) manteve a sentença determinando a retirada de 22 vídeos do Youtube associados à versão original do funk "Surubinha de Leve", de MC Diguinho.

'Só surubinha de leve', de MC Diguinho, é criticada por fazer 'apologia do estupro'

A decisão atende a pedido do Ministério Público Federal (MPF) que, em ação civil pública, alegou que "o conteúdo da música caracteriza violência à mulher por instigar o crime de estupro e possuir teor discriminatório, naturalizando estigmas de gênero".

De acordo com o MPF, o vídeo original foi publicado no início de 2018 e a letra se referia às mulheres com xingamentos, citando ainda que elas deveriam ser embebedadas para prática ato sexual e abandonadas na rua.

Após associação da música com um estupro coletivo, o compositor mudou a letra, mas vídeos no Youtube continuaram com a letra original.

A ação do MPF solicitando a retirada dos vídeos foi movida em 2019 e a Justiça Federal condenou o Google, determinando a exclusão do conteúdo do Youtube em junho deste ano.

Após recurso da empresa de tecnologia, o TRF2 confirmou a sentença e reconheceu que há a "hipótese excepcional de controle de conteúdo", já que o próprio artista mudou o texto e retirou as expressões criticadas.

Para o Tribunal, a exclusão dos vídeos atende ao disposto no Marco Civil da Internet (Lei n.º 12.965/2014), na Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência Contra a Mulher e na Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher.

O G1 tenta entrar em contato com a defesa do Google para receber um posicionamento da empresa de tecnologia.