Mãe "reencontra" filha morta graças a realidade virtual

Mãe "reencontra" filha morta graças a realidade virtual

Você já assistiu ao episódio Be Right Back, de Black Mirror, em que uma jovem viúva transforma um corpo branco sintético em um androide que parece exatamente como seu marido que morreu? Pois bem. Em muitas ocasiões, nós utilizamos aquela famosa frase "Isso é tão Black Mirror". E nesta semana, uma situação trouxe à tona exatamente esse sentimento. Acontece que a Munhwa Broadcasting Corporation compartilhou um mini documentário intitulado "I Met You" em seu canal no YouTube, com a premissa de trazer um reencontro entre uma mulher (Jang Ji-sung) e sua filha (Nayeon), que morreu 2016.

No vídeo, Jang fica em um estúdio de chroma key (com aquele tecido verde ao fundo) enquanto usa um headset de realidade virtual. Ela e a versão virtual de sua filha conversam, dão as mãos e até fazem uma festa de aniversário com direito a um bolo e uma velinha acesa. A equipe de produção passou oito meses no projeto: eles projetaram desenvolveram o cenário virtual com base em um parque real que a mãe e a filha visitaram e usaram a tecnologia de captura de movimento para registrar os movimentos de um ator infantil. Confira o vídeo:

Em outras palavras: o processo pode não ser simples e o produto final pode não ser perfeito, mas agora temos a tecnologia para recriar os mortos na realidade virtual de forma convincente o suficiente para levar seus entes queridos às lágrimas.

-
Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-

Pode ter sido necessária uma equipe inteira de especialistas para esse projeto, mas isso levanta alguns questionamentos: até que ponto podemos chegar a partir de uma plataforma que permite que alguém interaja com uma versão virtual de um ente querido e que tipo de impacto isso terá no processo de luto? Ver um parente falecido em RV ajudará as pessoas a encontrar um fechamento e seguir em frente após uma morte? Algumas pessoas se tornarão viciadas nesse mundo virtual, gastando cada vez mais tempo nele e menos e menos no mundo real?

Cena do episódio Be Right Back, de Black Mirror

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: