Secretaria de Saúde faz esclarecimentos e orientações sobre o novo coronavírus

O aspecto clínico da infecção pelo coronavírus é muito amplo, podendo variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa.

Por Redação JP em 11/02/2020 às 12:40:00

Com sete casos suspeitos do novo coronavírus no Brasil, sendo três no Estado de São Paulo, de acordo com informações do Ministério da Saúde nesta segunda-feira (10/02), a Secretaria de Saúde de Porto, por meio da Vigilância Epidemiológica, presta alguns esclarecimentos e orientações à população.

O aspecto clínico da infecção pelo coronavírus é muito amplo, podendo variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa.

Os principais sintomas são: febre, tosse, falta de ar. A transmissão é de aproximadamente 7 dias após o início dos sintomas.

No Brasil, até o momento, não tem nenhum caso confirmado da doença, sendo que 32 suspeitas já foram descartadas.

As pessoas que fizeram viagens para a China devem observar o período de 14 dias. Caso apresentem sintomas de gripe, procurar o mais rápido possível atendimento médico.

As medidas de prevenção que a Vigilância Epidemiológica orienta para gripe, incluindo o coronavírus, são:

· Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Se não tiver água e sabonete, higienizar as mãos com álcool, de preferência em gel;

· Evitar tocar com as mãos sujas nos olhos, nariz e boca;

· Evitar contato próximo com pessoas doentes;

· Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;

· Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.


Fonte: Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Cavaliani

Comentários