Jeff Bridges, astro de 'O Grande Lebowsky' e ganhador do Oscar de melhor ator, revela que foi diagnosticado com linfoma

Jeff Bridges, astro de 'O Grande Lebowsky' e ganhador do Oscar de melhor ator, revela que foi diagnosticado com linfoma
'Embora seja uma doença grave, sinto que tenho sorte por ter uma ótima equipe de médicos, e o prognóstico é bom', escreveu ele, que tem 70 anos, em rede social. 'Estou começando o tratamento, e vou manter vocês informados sobre a minha recuperação.' Jeff Bridges exibe as mãos após deixar sua marca na Calçada da Fama em Hollywood, Los Angeles

Rich Fury/Invision/AP

O ator americano Jeff Bridges, conhecido por filmes como "O grande Lebowsky" (1998) e ganhador do Oscar por "Coração louco" (2009), revelou nesta segunda-feira (19) que foi diagnosticado com linfoma.

"Embora seja uma doença grave, sinto que tenho sorte por ter uma ótima equipe de médicos, e o prognóstico é bom'" escreveu ele, que tem 70 anos, em uma rede social. "Estou começando o tratamento e vou manter vocês informados sobre a minha recuperação."

Em seguida, Bridges agradeceu pelas mensagens de apoio e convocou os seguidores a votar nas eleições presidenciais americanas:

"Sou profundamente grato pelo amor e apoio da minha família e dos meus amigos. Obrigado por suas orações e desejos de boa sorte. E, já que estamos aqui, lembrem-se de votar. Porque estamos todos juntos nessa. http://Vote.org. Com amor, Jeff".

O linfoma é um câncer que afeta as células do sistema linfático – ele é uma parte importante do sistema imunológico. Trata-se do sistema de defesa do nosso organismo, que ajuda a combater infecções. No linfoma, essas células passam a se proliferar de forma descontrolada (clique aqui para saber mais sobre a doença).

The Dude (ou O Cara)

Jeff Bridges, John Goodman e Steve Buscemi em 'O Grande Lebowski'

Divulgação

Ao longo de uma carreira iniciada ainda na década de 1950, Bridges teve sete indicações ao Oscar e levou a estatueta uma vez. O papel que lhe rendeu o prêmio foi o de um cantor country alcoólatra que tenta voltar aos seus dias de glória.

Já no célebre e cult "O grande Lebowsky", dirigido pelos irmãos Ethan e Joel Coen, ele foi um maconheiro que vivia de roupão de banho, num filme estranho sobre boliche.

O longa não ganhou o Oscar, teve críticas apenas medianas e não chegou a fazer sucesso de bilheteria. Mas se tornou fenômeno cultural. Foi criada, inclusive, uma seita – o "Dudeism", inspirado no personagem de Bridges, The Dude (O Cara, em português). Clique aqui para ler mais.

VÍDEOS: Semana Pop