Kleiton & Kledir lançam no Brasil o álbum em espanhol gravado pela dupla em 1984

Kleiton & Kledir lançam no Brasil o álbum em espanhol gravado pela dupla em 1984
Até então inédito no mercado nacional, o disco tem participações dos cantores argentinos León Gieco e Mercedes Sosa. ? Em 1984, Kleiton & Kledir ainda viviam período de auge artístico e comercial – iniciado em 1980, ano de formação da dupla gaúcha – quando gravaram e lançaram dois álbuns de forma quase simultânea. A capa era a mesma, mas o conteúdo era diferente.

Um LP era o quarto álbum de estúdio e de músicas inéditas dos irmãos Kleiton Ramil e Kledir Ramil, naturais de Pelotas (RS). O outro LP era um disco em espanhol direcionado para a América Latina.

O álbum Kleiton & Kledir en español era inédita coletânea de sucessos da dupla, vertidos para o idioma de países vizinhos do Rio Grande do Sul, como Argentina e Uruguai.

Até então inédito no mercado fonográfico do Brasil, o álbum Kleiton & Kledir en español ganha a primeira edição nacional na sexta-feira, 23 de outubro.

Capa do álbum 'Kleiton & Kledir en español', de 1984

Reprodução

O disco tem a participação da cantora argentina Mercedes Sosa (1935 – 2009) na música Siembra. Trata-se de versão em espanhol – feita pelo escritor mexicano Edmundo Font – de Semeadura (Vitor Ramil e José Fogaça, 1981), composição apresentada por Kleiton & Kledir no segundo álbum da dupla.

Na época, os irmãos gaúchos já extrapolavam as fronteiras do Brasil e faziam shows em Buenos Aires, capital da Argentina, o que facilitou aproximações com artistas portenhos como Mercedes Sosa e o cantor e compositor argentino León Gieco.

Não por acaso, Gieco também participa do disco em espanhol da dupla, figurando em Estrella, estrella, versão em espanhol de Estrela, estrela (1981), canção que deu o impulso inicial à carreira do compositor da música, Vitor Ramil, irmão de Kleiton e Kledir.

Também não por acaso, no quarto álbum para o Brasil, produzido por Marco Mazzola juntamente com o disco para a América Latina, Kleiton & Kledir gravaram Só peço a Deus, versão em espanhol (de Kledir Ramil) de Solo le piedo a Dios (1978), uma das músicas mais conhecidas do cancioneiro de León Gieco.

Além das conexões portenhas com Mercedes e Gieco, o álbum Kleiton & Kledir en español alinhou versões em espanhol de sucessos como Maria fumaça (Kleiton Ramil e Kledir Ramil, 1980), Deu pra ti (Kleiton & Kledir Ramil, 1981), Paixão (Kledir Ramil, 1981) e Tô que tô (Kleiton Ramil e Kledir Ramil, 1982), intituladas Ferrocarril, Para mi basta ya, Pasión e No, eso no, respectivamente.