YouTube proíbe conteúdos relacionados a teoria da conspiração promovida por grupos como QAnon

YouTube proíbe conteúdos relacionados a teoria da conspiração promovida por grupos como QAnon
Plataforma anunciou atualização em sua política de moderação e remoção de centenas de canais. YouTube

Dado Ruvic/Reuters

O YouTube anunciou nesta quinta-feira (15) uma atualização em suas políticas de moderação para proibir conteúdos relacionados a teorias da conspiração que "justifiquem violência no mundo real". Citando as novas regras, a plataforma anunciou a remoção de centenas de canais ligados ao grupo americano QAnon.

Saiba mais: O que é QAnon, o movimento conspiracionista a favor de Trump que é visto pelo FBI como ameaça

"A partir de hoje estamos expandindo nossas políticas sobre ódio e assédio para proibir conteúdos que são direcionados para um indivíduo ou grupo com teorias conspiratórias que foram utilizadas para justificar violência no mundo real", afirmou a empresa em um comunicado.

O YouTube disse que derrubou dezenas de milhares de vídeos e centenas de canais relacionados com o QAnon, "particularmente aqueles que ameaçam explicitamente a violência ou negam a existência de grandes eventos violentos", segundo a empresa.

Outras plataformas como o Facebook e o Twitter também removeram perfis e conteúdos ligados ao movimento conspiracionista recentemente.

As regras impostas pelo Facebook foram mais duras, com a remoção de todos os perfis ligados ao movimento, mesmo que não possuam conteúdos violentos. Já o Twitter deixou de recomendar qualquer conteúdo ligado ao QAnon, bloqueando links associados a essa teoria na plataforma.

O YouTube afirmou a decisão de hoje está relacionada com outras iniciativas dos últimos anos, incluindo a redução de circulação de conteúdos que contenham desinformação.

O que é QAnon

QAnon é um movimento conspiracionista norte-americano de extrema direita que apoia sem restrições o presidente Donald Trump, candidato à reeleição nos Estados Unidos e, segundo eles, herói de uma batalha contra grupos satânicos. O grupo, no entanto, é considerado pelo FBI como uma ameaça potencial de terrorismo interno.

Por trás dessa teoria da conspiração, esconde-se um usuário anônimo. Seu pseudônimo é a letra Q, e ele afirma ser um oficial norte-americano. Desde outubro de 2017, Q publica mensagens criptografadas em fóruns anônimos que revelariam informações confidenciais sobre esta guerra secreta liderada por Donald Trump.

Veja os vídeos mais assistidos do G1