Filarmônica de Nova York cancela apresentações até junho de 2021 devido à pandemia

Filarmônica de Nova York cancela apresentações até junho de 2021 devido à pandemia
Deborah Borda, presidente da Filarmônica, diz que cancelamento 'não é apenas inédito, é devastador tanto para o estado de espírito dos músicos quanto do público'. Filarmônica de Nova York cancela apresentações até junho de 2021 devido à pandemia

Evan Agostini/Invision/AP, arquivo

A Orquestra Filarmônica de Nova York anunciou nesta-feira (13) o cancelamento de todos as suas apresentações até meados de junho de 2021, por causa da pandemia do coronavírus. Esta é a primeira vez que a instituição de 178 anos é forçada a cancelar uma temporada inteira.

A Filarmônica afirmou que tomou a decisão por conselho de autoridades médicas. Os teatros da Broadway e a Metropolitan Opera adotaram recentemente medidas semelhantes.

A entidade prometeu continuar oferecendo conteúdo digital gratuito e disse que em breve anunciará uma série de concertos pré-gravados por pequenos grupos de membros da orquestra para o inverno e a primavera.

O cancelamento de uma temporada inteira "não é apenas inédito, é devastador tanto para o estado de espírito dos músicos quanto do público, e tem profundas consequências econômicas", disse a presidente da Filarmônica, Deborah Borda, em nota. Mas "não há outra opção", acrescentou.

Segundo Borda, a instituição pretende aproveitar o cancelamento da temporada para adiantar obras de US$ 550 milhões que começariam apenas em maio de 2022, a terceira etapa de uma grande reforma.

À espera da nova temporada, a Filarmônica está planejando para a primavera de 2021 o retorno do projeto Bandwagon, que consiste em pequenos espetáculos externos em diferentes partes da cidade de Nova York.

A primeira edição, realizada em agosto, foi um grande sucesso, embora o local do concerto não tenha sido divulgado com antecedência para evitar grandes aglomerações.