É possível bloquear e esconder o nome da rede Wi-Fi para que ninguém possa vê-la?

É possível bloquear e esconder o nome da rede Wi-Fi para que ninguém possa vê-la?
Tira-dúvidas responde como é possível criar uma rede Wi-Fi sem expor o nome da rede. Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados etc.), envie um e-mail para [email protected]. A coluna responde perguntas deixadas por leitores às terças e quintas-feiras.

Nome da rede Wi-Fi pode ser ocultado, mas configuração da rede fica mais difícil.

Altieres Rohr/G1

É possível bloquear o Wi-Fi para terceiros não terem acesso ao nome da rede? – João Victor

Sim, João, isso é possível, mas há algumas ressalvas importantes.

Vamos começar pela parte técnica. O nome da rede Wi-Fi é chamado de Service Set Identifier (SSID). Normalmente, o roteador transmite o SSID para facilitar a descoberta da rede.

Para esconder o nome da rede, portanto, é preciso desativar a transmissão do SSID. Muitos roteadores possuem essa opção, normalmente com o nome de "SSID Broadcast".

Com o "Broadcast" (transmissão) desativado, a rede passa a ser "oculta", mas isso não significa que a atividade da rede se tornou indetectável. Afinal, a rede Wi-Fi é formada por ondas de rádio que podem capturadas.

Na prática, ainda será possível descobrir que sua rede existe – apenas o nome dela ficará oculto.

Como toda configuração que envolve o roteador de internet ou ponto de acesso Wi-Fi, você precisará consultar um manual ou as orientações do fabricante do seu equipamento para saber como chegar ao painel administrativo e onde localizar essa opção.

Opções para desativar o 'SSID Broadcast' em dois tipos de roteadores.

Reprodução

Com a rede oculta, você terá ao menos três dificuldades:

Não é possível usar o recurso 'WPS'. O WPS é um botão disponível em vários roteadores para autorizar o acesso à rede Wi-Fi sem a necessidade da senha. De modo geral, o blog não recomenda o uso dessa tecnologia. No entanto, caso você goste desse recurso ou use-o de vez em quando para autorizar um dispositivo, ocultar a rede;

É mais difícil de configurar a rede. Alguns dispositivos podem mostrar uma "Rede oculta" e vão exigir que você digite o SSID e a senha da rede. Em outros casos, não haverá nenhuma informação de que a rede existe, exigindo a configuração manual da rede, que é mais trabalhosa. Se você não sabe fazer essa configuração manual, você pode ficar sem acesso ao Wi-Fi;

Pode ser necessário reconfigurar a rede nos seus equipamentos. Ocultar o nome de uma rede anteriormente configurada pode impedir que os dispositivos a reconheçam. Você terá de configurar a rede novamente e, como explicado acima, a configuração talvez tenha de ser manual.

Conexão com o Wi-Fi no Windows 10 detectando rede oculta e pedindo nome da rede (SSID).

Reprodução

Além disso tudo, quando o gerenciamento do Wi-Fi é automático (como normalmente ocorre em smartphones), o dispositivo precisa transmitir constantemente para poder encontrá-la, o que é outra desvantagem.

Levando isso em consideração, é bom avaliar com cuidado se realmente vale a pena ocultar o nome da sua rede. Pode ser mais interessante simplesmente mudar o nome da rede e escolher algo discreto.

De modo geral, o nome da rede Wi-Fi não deve conter informações pessoais. "Rede do João" ou "Apartamento 22", por exemplo, não são escolhas boas para o nome da rede.

Se você abrir um dicionário e escolher uma palavra qualquer ("Livro" ou "Tapete", por exemplo), a rede pode ter um nome que não significa nada e não trará problemas de privacidade.

É pouco provável que você terá um grande ganho de privacidade ocultando completamente o SSID, mas pode valer a pena em alguns casos. Na maioria das situações, trocar o nome da rede pode resolver o problema e causar menos incômodo.

Android tem aviso sobre redes ocultas e alerta que é preciso transmitir o próprio sinal para encontrar a rede.

Reprodução

Dúvidas sobre segurança digital? Envie um e-mail para [email protected]

Vídeos: aprenda sobre segurança digital

s