'O Clone' no Globoplay: relembre história de amor de Jade e Lucas, clonagem e choque de culturas

'O Clone' no Globoplay: relembre história de amor de Jade e Lucas, clonagem e choque de culturas
Murilo Benício e Giovanna Antonelli estrelaram novela de Glória Perez em 2001. Traços da cultura muçulmana, bordões e cenas no bar da Dona Jura foram destaques na trama, que entra nesta segunda (12) no Globoplay. Giovanna Antonelli e Murilo Benício na novela 'O Clone' (2001)

Jayme Monjardim/Globo

A história de amor de Jade (Giovanna Antonelli) e Lucas (Murilo Benício) poderá ser revista a partir desta segunda-feira (12) no Globoplay.

Sucesso em 2001, "O Clone" mostrou traços da cultura mulçumana e discutiu a relação de clonagem em humanos e a dependência química.

Para ajudar a entrar no clima, o G1 publica curiosidades sobre a novela, com dados do Memória Globo (leia mais ao fim da reportagem).

A novela de Gloria Perez começa na década de 1980 no Marrocos, quando o casal protagonista se conhece. Eles se apaixonam à primeira vista, mas não podem namorar porque Jade é muçulmana e Lucas, brasileiro.

Webdoc novela - O Clone (2001)

Ali (Stenio Garcia), patriarca da família, é rigoroso nos costumes muçulmanos e pretende arrumar bons casamentos para as sobrinhas Jade e Latiffa (Letícia Sabatella).

Antonio Callony, Dalton Vigh, Stephany Brito, Eliane Giardini e Raul Gazolla também estão no núcleo muçulmano, que mostra a religião islâmica, os papéis masculino e feminino na sociedade, a dança, a língua e a culinária árabes.

Stênio Garcia, Carolina Macieira, Carla Diaz, Dalton Vigh, Sebastião Vasconcelos, Jandira Martini e Nívea Stelman em 'O Clone' (2001)

João Miguel Júnior/Globo

Clonagem

O irmão gêmeo de Lucas (Benício) morre em um acidente de helicóptero, e o padrinho Albieri (Juca de Oliveira) resolve criar um clone por não conseguir superar a perda e para realizar o sonho de clonar alguém.

Sem contar para ninguém, ele insere as células clonadas na inseminação artificial de Deusa (Adriana Lessa).

"Me interessou muito essa questão da clonagem, porque ela batia com uma coisa que é muito presente nas nossas preocupações, que é a questão da identidade. Como fica a identidade com a clonagem humana? Quem é o clone? Que direitos ele tem?", diz Gloria Perez em entrevista ao Memória Globo.

Lucas e Léo se encontram em O Clone

Quase 20 anos se passam quando Lucas conhece o clone, Léo, e eles descobrem a invenção de Albieri. Já casados e com filhos, o casal protagonista também se reencontra e se apaixona novamente.

As cenas engraçadas são focadas no núcleo de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. O bar da Dona Jura (Solange Couto) e a gafieira Estudantina são cenários recorrentes na trama.

A novela também aborda a questão da dependência química com os personagens Mel (Débora Falabella), filha de Lucas (Murilio Benício), Nando (Thiago Fragoso) e Lobato (Osmar Prado).

Neuza Borges, Vera Fischer, Reginaldo Faria, Marcello Novaes, Daniela Escobar, Carla Diaz, Nivea Stelmann também estão no elenco de "O Clone".

O Clone: Jade dança e Lucas a observa

Curiosidades

As primeiras cenas de 'O Clone' foram gravadas em cinco cidades do Marrocos, onde elenco e equipe trabalharam por 40 dias.

Para ter a sua imagem duplicada, Murilo Benício gravava duas vezes a mesma sequência, que era recortada e editada. Quando a cena exigia contato físico, era necessário um dublê. Todo o trabalho para que Lucas e Diogo ou Lucas e Leo contracenassem exigiu muito da equipe de efeitos visuais.

Cerca de 700 peças do figurino foram compradas no Marrocos, entre túnicas masculinas e femininas, lenços de cabeça (foullards), véus, bolsas, chapéus marroquinos de diferentes formatos, vestidos de noiva e joias.

As expressões árabes faladas pelos personagens, como Maktub, Inshalá, Haram, "Jogar ao vento" e "Arder no mármore do inferno", caíram na boca do povo.

Os bordões "Cada mergulho é um flash", de Odete (Mara Manzan), e "Não é brinquedo, não!", de Dona Jura (Solange Couto) também viraram sucessos.

Os jogadores Pelé e Roger fizeram uma participação na novela ao visitar o bar de Dona Jura.

O Clone (2001): Abertura

Murilo Benício como Léo e como Lucas em 'O Clone' (2001)

João Miguel Júnior/Globo

Eliane Giardini e Raul Gazola em 'O Clone' (2001)

João Miguel Júnior/Globo

Murilo Benício e Giovanna Antonelli em 'O Clone' (2001)

Zé Paulo Cardeal/Globo

Juca de Oliveira em 'O Clone' (2001)

Gianne Carvalho/Globo

Murilo Benício e Daniela Escobar em 'O Clone' (2001)

João Miguel Júnior/Globo

Neuza Borges, Vera Fischer e Reginaldo Faria em 'O Clone' (2001)

João Miguel Júnior/Globo

Jandira Marini e Stênio Garcia em 'O Clone' (2001)

João Miguel Júnior/Globo

Stênio Garcia, Eliane Giardini, Dalton Vigh, Sebastião Vasconcelos e Jandira Martini em 'O Clone' (2001)

Gianne Carvalho/Globo

Ruth de Souza, Adriana Lessa em 'O Clone' (2001)

Gianne Carvalho/Globo

Débora Falabella e Daniela Escobar em 'O Clone' (2001)

Renato Rocha Miranda/Globo

VÍDEOS: Semana Pop explica temas do entretenimento