'Fifa 21' investe em evolução de física e detalhes para se manter relevante

'Fifa 21' investe em evolução de física e detalhes para se manter relevante
'Não queremos apenas justificar a compra de um novo jogo, mas o tempo investido nele', diz desenvolvedor. Edição anual do game de futebol é lançada nesta sexta (9). Com pelo menos um game de sua série de futebol por ano desde 1993, a EA lança nesta sexta-feira (9) sua mais recente edição, "Fifa 21", para computadores, PlayStation 4 e Xbox One – o Switch ganha uma versão "Legacy", que apenas as mudanças da temporada.

Sem grandes novidades em modos de jogo, a desenvolvedora aposta na evolução de física e de outros detalhes das partidas para provar a jogadores que a compra vale a pena.

"Não queremos apenas justificar a compra de um novo jogo, mas o tempo investido nele", diz ao G1 um dos produtores do jogo, Ionel Stanescu.

Veja trailer de 'Fifa 21'

Entre os motivos para investir um novo completamente novo mais uma vez, a equipe fala sobre as melhorias técnicas, é claro, mas também lembra do licenciamento de atletas e competições, uma das marcas da franquia.

"Se você olha a diferença de gameplay, esse ano é a mais forte. E também, a licença dos jogadores, da Champions League, da Libertadores", afirma outro produtor, Sam Rivera.

A pressão sobre a principal franquia de futebol dos games aumenta em 2020, porque dessa vez seu principal rival resolveu mudar radicalmente de estratégia.

Enquanto "Fifa 21" pode ser comprado por cerca de R$ 300 nos consoles, "eFootball PES 2021" é tratado como uma atualização do anterior pela Konami. Por isso, sai por pouco menos de R$ 180.

'Fifa 21' busca manter relevância com melhorias em detalhes

Divulgação

Mais controle

Quem fizer o investimento vai encontrar os já clássicos modos carreira e Ultimate Team, além do retorno de Volta, sistema que leva as partidas para campos e quadras de rua.

Já nas disputas em si, as principais melhorias estão no sistema de corridas em passes. Com três novas mecânicas, em "Fifa 21" o jogador tem muito mais controle sobre o comportamento dos atletas, antes e depois da bola deixar seus pés.

Além disso, a adição de maiores possibilidades de dribles oferece uma maior opção na hora do ataque.

'Fifa 21' melhora posicionamento dos jogadores

Divulgação

Outra melhoria aparece na inteligência artificial, além de terem mais consciência das posições de impedimentos, os atletas também pulam sobre adversários e companheiros caídos, o que evita uma das maiores reclamações do público nos últimos anos.

Para as alterações no novo game, a equipe foi atrás dos mais interessados nas novidades: os jogadores.

"Todo ano, tentamos olhar para diferentes coisas. O mais óbvio é a resposta da comunidade. O problema é que as expectativas são muito diferentes. Temos muitas discussões entre nós para tentar decidir o que é mais importante", diz Stanescu

"Pode parecer fácil, mas não é, porque temos apenas um temos limitado para desenvolver."