"Parasita" leva prêmio de Melhor Filme e faz história no Oscar

O sul-coreano "Parasita", dirigido por Bong Joon-ho, fez história neste domingo ao se tornar o primeiro longa avencer os prêmios de melhor filme internacional e [...]

O sul-coreano "Parasita", dirigido por Bong Joon-ho, fez história neste domingo ao se tornar o primeiro longa avencer os prêmios de melhor filme internacional e melhor filme em uma edição do Oscar.

Até então, apenas dez filmes tinham sido indicados às duas categorias, mas nenhum havia feito a dobradinha. Na categoria mais aguardada da cerimônia, o filme asiático superou "Ford vs Ferrari", "O Irlandês", "JoJo Rabbit", "Coringa", "Adoráveis Mulheres", "História de um Casamento", "1917" e "Era Uma Vez Em… Hollywood".

Ao todo, "Parasita" conquistou quatro estatuetas na 92ª edição do Oscar: melhor filme, melhor filme internacional (melhor filme estrangeiro), melhor roteiro original e melhor direção, para Bong Joon-ho.

Os números tornam o filme sul-coreano o grande vencedor do evento em 2020, seguido por "1917", que chegou à cerimônia como favorito. O filme bélico, dirigido por Sam Mendes, faturou três prêmios: melhor fotografia, melhores efeitos visuais e melhor mixagem de som.

"Estou sem palavras. Nunca imaginamos que isto aconteceria. Estamos muito felizes", afirmou sobre o palco Kwak Sin-ae, produtora de "Parasita".

*Com Agência EFE