Músicas para descobrir em casa - 'Anjo bom' (Flávio Venturini e Ronaldo Bastos, 1984) com Olivia Byington

Músicas para descobrir em casa - 'Anjo bom' (Flávio Venturini e Ronaldo Bastos, 1984) com Olivia Byington
Capa de 'Música', álbum de Olivia Byington em que a cantora interpreta 'Anjo bom'

Reprodução

? MÚSICAS PARA DESCOBRIR EM CASA – Anjo bom (Flávio Venturini e Ronaldo Bastos, 1984) com Olivia Byington

? Em 1984, Flávio Venturini vivia pico de criatividade como compositor e, como cantor, se dividia entre a carreira solo iniciada em 1982 e o ofício de vocalista e principal criador de repertório do grupo 14 Bis.

Naquele ano, a banda lançou Todo azul do mar – parceria de Venturini com Ronaldo Bastos que se tornaria um dos maiores sucessos do 14 Bis – e o cantor apresentou o segundo álbum solo, O andarilho.

Editado em abril daquele ano de 1984, o álbum do artista mineiro apresentou Anjo bom, outra inspirada parceria de Venturini com Ronaldo Bastos, poeta e compositor fluminense, letrista de títulos fundamentais do cancioneiro do Clube da Esquina.

Na mesma época, Anjo bom ganhou a voz de soprano de Olivia Byington em gravação feita para o quarto álbum solo da cantora, Música, editado em maio de 1984 via Elenco, selo então vinculado à gravadora Som Livre.

Cantora carioca que tinha entrado em cena em 1978, transitando com agudos e com modernidade na tênue fronteira entre a música popular e a música dita erudita, Olivia arriscou repertório mais jovial no álbum Música. O disco foi produzido por Max Pierre e gravado com os toques dos músicos André Geraissati (guitarra), Bruno Cardoso (teclados), Carlos Bala (bateria), Mário Boffa Júnior (teclados), Pedro Ivo (baixo) e Ulisses Rocha (guitarra).

A canção Anjo bom abriu o lado B da edição em LP do álbum, em gravação adornada com o toque do violoncelo de Jaques Morelenbaum, tripulante da Barca do Sol.

Com a voz no auge do alcance e da limpidez, Olivia Byington valorizou essa bela canção de Flávio Venturini em que o poeta Ronaldo Bastos vislumbra a chegada de um amor romântico, idealizado, personificado na figura de um anjo bom.

A rigor, a bonita gravação de Venturini é a original por ter sido apresentada um mês antes em fonograma que uniu a voz do autor com a de Lô Borges. Contudo, na voz aguda de Olivia Byington, Anjo bom caiu com beleza ainda maior no coração do ouvinte. Que a música e a cantora – já há 11 anos fora do mercado fonográfico – sejam descobertas!

? Ficha técnica da Música para descobrir em casa 46 :

Título: Anjo bom

Compositores: Flávio Venturini e Ronaldo Bastos

Intérpretes originais: Flávio Venturini e Olivia Byington

Álbuns das gravações originais: O andarilho (de Flávio Venturini) e Música (de Olivia Byington)

Ano da gravação original: 1984

Regravações que merecem menções: a de Flávio Venturini no álbum Linda juventude ao vivo (1999) e a de Jane Duboc no álbum Partituras (1995).

? Eis a letra da música Anjo bom :

"Vem de lá

Nenhum lugar

Espaço além do coração

Vem na luz do sol

O vento traz

Nudez de tal

Revelação

Quando um grande amor

Tiver o prazer

De nos visitar

E se for alguém

Que possui a luz

De um anjo bom

Deixa entrar

Seremos dois

Milhões de sóis

De eterna manhã

Vem, meu anjo bom

Que tem o dom

E é da cor

Que eu quero mais

Nas constelações

Há de ter o bem

Que você sonhou

E será alguém

Que possui a luz

De um anjo bom

Anjo bom

Anjo bom"