Prefeitura fecha aquisição do antigo Cine São Sebastião para transformá-lo no Teatro Municipal

Prefeitura fecha aquisição do antigo Cine São Sebastião para transformá-lo no Teatro Municipal

A reportagem do Jornal do Porto apurou com exclusividade que a Prefeitura de Porto Ferreira fechou a aquisição do imóvel que abrigava o antigo Cine São Sebastião, no Centro. O local, segundo anunciou o governo municipal no ano passado, será transformado para abrigar o primeiro Teatro Municipal de Porto Ferreira.

O processo de aquisição passou por uma ação de desapropriação movida pela Prefeitura junto ao proprietário do imóvel, que não reside no município. Na quarta-feira (28) o foi publicada a decisão do juiz Dr. Rayan Vasconcelos Bezerra, homologando o laudo pericial que apontou "o justo valor do imóvel para fins de desapropriação" em R$ 790 mil.

Após a decisão, o município já fez o depósito total, cujo prazo era de 5 dias. Ainda deve ocorrer uma restituição de valor à Prefeitura, sobre débitos de impostos em atraso por parte do proprietário, que gira em torno de R$ 50 mil.

Na próxima terça-feira (6), às 8 horas, o secretário de Infraestrutura, Obras e Meio Ambiente da Prefeitura, Thiago Luís Terassi, como representante do município, deve receber o termo de posse das mãos de um oficial de Justiça.


Espaço cultural – O prefeito Rômulo Rippa decretou a desapropriação do imóvel no início de abril de 2019. O imóvel localizado na rua São Sebastião, em frente as agências dos bancos Bradesco e Santander, abrigou por décadas o Cine São Sebastião e, posteriormente, uma igreja evangélica (Deus é Amor).

A intenção do governo ferreirense era transformar o local num teatro municipal, uma antiga aspiração não só de agentes culturais e artistas, mas também de grande parcela da população.

Fechado para a atividade de cinema desde 27 de novembro de 1986, o local abrigou nos últimos 30 anos a igreja. Porém, há cerca de 3 anos encontra-se fechado.

A justificativa para a implantação do projeto é que o novo teatro, além de trazer um local adequado para as manifestações culturais, também promoverá uma revitalização da vida social da área central de Porto Ferreira.


História – Conforme retratado na Revista do Centenário de Porto Ferreira, organizada pelo radialista e pesquisador Orestes Rocha, o prédio do antigo Cine São Sebastião foi inaugurado em 1958, construído por José Jorge Assef.

Durante 28 anos funcionou como cinema. Na revista, editada em 1996, que fala da história da sétima arte no município, Rocha lamentou o fechamento da sala de cinema, uma vez que em 1984 o Cine Grêmio Ferroviário Ferreirense também tinha fechado as portas (retornaria a funcionar depois de 1996).

Veja o trecho final do texto:

"Só restava nosso velho Cine São Sebastião [após 1984] que fazia parte de nossa história, fazia parte da gente. Ribalta que se acendia para mostrar o fantástico. Paredes que ouviram tantos segredos e juras de amor de várias gerações... Portas que nos separavam de um mundo cruel que havia lá fora... Nosso cinema fechou em 27 de novembro de 1986. Simplesmente fechou. Eu vi na calçada poltronas jogadas, desprezadas, rasgadas, esperando para ser levadas dali. Ali, também estendidas na calçada, estavam as projetoras... Maravilhosas máquinas que imitavam vidas. Provocavam risos, lágrimas e suspiros. Fabricavam sonhos".