'Clonagem' de perfil: como golpistas pedem dinheiro sem roubar a conta do WhatsApp

'Clonagem' de perfil: como golpistas pedem dinheiro sem roubar a conta do WhatsApp
Tira-dúvidas comenta fraude em que criminosos replicam perfil de uma pessoa para enganar seus contatos. Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados etc.), envie um e-mail para [email protected]. A coluna responde perguntas deixadas por leitores às terças e quintas.

Copiar foto do perfil do WhatsApp e enganar contatos é fácil. Desconfie quando um contato aparecer de um número desconhecido.

Dado Ruvic/Reuters

Perfil 'replicado' no WhatsApp

Meu pai entrou em contato comigo por telefone perguntando se eu havia lhe mandado uma mensagem através do aplicativo WhatsApp e lhe pedido que fizesse uma transferência para uma determinada conta. Logo percebemos que era um golpe.

Roubaram minha foto do perfil do WhatsApp e meus contatos e, usando um número de celular diferente do meu, se passaram por mim.

Mandei e-mail para o suporte do WhatsApp e não sanaram nenhuma das minhas dúvidas.

Gostaria de saber se tenho que pedir o bloqueio da minha conta? Qual o risco que corro? Quais os procedimentos que devo seguir?

Estou com muitas dúvidas, pois eles não roubaram o controle da minha conta de WhatsApp, roubaram somente minha foto e meus contatos. Minha conta tem a proteção de verificação em duas etapas.

Fiz um boletim de ocorrência, mas não sei mais como proceder para me resguardar. Achei reportagens na internet que a polícia ainda não sabe como esses golpistas estão conseguindo roubar os contatos e as fotos dos usuários do WhatsApp. – Patricia

Patricia, é bastante fácil pegar a foto de outra pessoa e configurá-la na sua própria conta do WhatsApp. Basta saber o número da pessoa e, se a foto do contato não for privada, ela pode ser baixada e configurada em outro perfil.

Essa parte do golpe, portanto, não requer nenhum preparativo especial por parte dos responsáveis.

Também é importante lembrar que a fonte dos contatos pode não ser apenas o seu celular, mas também o celular da vítima.

Ou seja, os contatos do seu pai é que podem ter sido obtidos pelos criminosos, que então replicaram o perfil da filha dele (você) para tentar enganá-lo.

Na verdade, é pouco provável que a fonte dos contatos tenha sido o seu celular caso apenas o seu pai tenha recebido a mensagem fraudulenta.

Se os criminosos realmente tivessem obtido os seus contatos, seria melhor tentar enganar todos eles com essas mensagens.

Além disso, os contatos não ficam associados diretamente à sua conta do WhatsApp. Os contatos normalmente ficam armazenados em sua ID Apple ou conta Google e vários apps instalados no aparelho costumam pedir permissão para ter acesso aos seus contatos.

Em outras palavras, basta que os golpistas consigam obter informações sobre a vítima ou sobre um dos contatos da vítima para tentar realizar esse golpe.

Como eles não roubam a sua conta de WhatsApp, a sofisticação técnica do ataque é provavelmente baixa.

Não existe prevenção total contra esse tipo de tentativa de golpe, então é importante que você e seus contatos tenham ciência dos riscos envolvidos para que ninguém seja enganado pelos criminosos.

De modo geral, é bom desconfiar quando um contato reaparecer em outro número – especialmente se for para pedir dinheiro.

Confira algumas dicas:

Faça a migração do seu número da forma correta: Se você comprou um novo chip com um número diferente, mudou de estado ou precisa de trocar de número por qualquer razão, o WhatsApp possui um procedimento chamado "Mudar número" no menu "Conta". Quando você usa esse recurso, sua nova conta do WhatsApp (no novo número) terá acesso aos mesmos grupos que a anterior. Além disso, seus contatos podem receber uma notificação avisando que seu número mudou. Com isso, a mudança de número é mais legítima. Os criminosos têm mais dificuldade para realizar esse procedimento. Se você não fizer isso quando trocar de número, é justo que os contatos desavisados desconfiem.

Faça uma ligação. Se desconfia que um contato não é quem diz ser, sugira uma ligação e tente reconhecer a voz da pessoa. Pergunte se houve mesmo a troca de número.

Denuncie o perfil fraudulento ao WhatsApp. Você pode denunciar mensagens e perfis dentro do próprio aplicativo. Na visualização de mensagens, toque no número de telefone (ou nome do contato) no topo da tela para acessar a tela de visualização de contato. Role até o final da tela para encontrar o botão "Denunciar contato".

Opção para denunciar contato está disponível na tela de visualização de dados do contato.

Reprodução

Esconda sua foto de perfil. É mais difícil replicar sua conta de WhatsApp se a sua foto de perfil não for pública. Toque no menu três pontos, Conta e Privacidade. Em "Foto do perfil", deixe a opção "Meus contatos" para garantir que apenas pessoas em sua lista de contatos possam acessar facilmente a sua foto de perfil.

Esconda seu número de telefone. Há redes sociais, como o Facebook, que permitem divulgar o seu número de telefone. Também há pessoas que, por questão de trabalho, colocam o número em perfis no Instagram e outras redes. A divulgação do número de telefone facilita a montagem de golpes como este, que requerem apenas informações pessoais das vítimas. Da mesma forma, se você participar de grupos públicos de WhatsApp, esteja ciente de que o risco de ataques é maior.

Cuidado com apps que pedem informações de contatos. Muitos aplicativos podem solicitar acesso às informações dos contatos no celular. A maioria dessas solicitações é legítima e realmente necessária para que alguns apps funcionem, mas desconfie de apps que vinculam seus contatos a funções on-line. Alguns desses apps, especialmente para Android, são instalados fora da Play Store, a loja do Google.

Proteja a conta que armazena seus contatos. Os contatos do celular normalmente ficam vinculados à sua conta Google ou ID Apple, mas também é possível sincronizar contatos com outros serviços, como o Outlook da Microsoft. Seja qual for a conta que você utiliza para gerenciar seus contatos no celular, ela também deve ser protegida com verificação em duas etapas. Se a conta for acessada por criminosos, eles podem fazer um download dos seus contatos para tentar aplicar golpes se passando por você.

Troque a privacidade da foto do perfil para 'Meus contatos' para evitar que qualquer pessoa com seu número possa capturar sua foto de perfil.

Reprodução

Como já dito, é impossível impedir que criminosos tentem enganar as pessoas com esse tipo fraude. Mas por isso mesmo é muito importante estar ciente dos riscos.

Um número de telefone muito usado para trabalho, por exemplo, tende a ser mais divulgado.

Além disso, não é viável esconder a foto quando ela faz parte de um atendimento e você não quer adicionar todas as pessoas como contatos.

Como vocês logo perceberam o golpe e não houve nenhum prejuízo, o resultado já foi muito bom.

Em caso de suspeita de acesso à conta onde estão armazenados os contatos (Google, Apple, Microsoft), recomenda-se a troca da senha de acesso.

Quando há suspeita de acesso indevido ao celular, o procedimento mais eficaz é a restauração das configurações de fábrica. Para saber como verificar esses dados, veja: É possível saber se o seu celular está sendo espionado?

Dúvidas sobre segurança digital? Envie um e-mail para [email protected]

VÍDEOS: Veja dicas sobre segurança digital