A avaliação da composição corporal no emagrecimento e na hipertrofia é muito importante

A avaliação da composição corporal no emagrecimento e na hipertrofia é muito importante

Você sabe a diferença entre emagrecer e perder peso?

Muitos pacientes e/ou atletas chegam com dúvidas no consultório e na academia, dizendo que a dieta ou o próprio treino não estão funcionando, pois não estão observando nenhuma mudança de peso na balança.


Vamos esclarecer algumas dúvidas:

O peso e o IMC (índice de massa corporal) não podem ser avaliados isoladamente tanto no processo de emagrecimento ou para aqueles que praticam atividade física. Por quê? Porque o peso é a massa total do corpo, ele não diferencia gordura corporal, massa magra e água corporal. Perder peso não é a mesma coisa que emagrecer. O processo de emagrecimento é muito mais complexo do que se imagina.


Quando o paciente PERDE PESO: ele perde gordura, perde massa muscular e as vezes água também, tendo uma diminuição de peso na balança que é o resultado que a grande maioria dos pacientes querem ver quando chegam no consultório e na academia. Mas cuidado! quando a perda de peso vem acompanhada da redução de massa magra acontece também a redução do metabolismo, o que pode tornar mais difícil o emagrecimento e manutenção disso a longo prazo.


O EMAGRECIMENTO VERDADEIRO: é aquele que perde gordura corporal, mas também faz a manutenção ou até ganho de massa muscular, e com isso o paciente pode até aumentar o peso na balança. É o que ocorre muitas vezes e o paciente acredita que não está emagrecendo. Você pode não exatamente perder peso na balança, mas pode sim estar mais magro.


E como conseguimos convencer os pacientes de que ele está emagrecendo mesmo sem perder tanto peso na balança?


Com a avaliação física que inclui as medidas de circunferências, dobras cutâneas, o peso também claro, que irão mostrar para o paciente que embora o peso não mude, o formato do corpo está mudando, aquela roupa que não servia agora serve. E com esses dados avaliamos o percentual de gordura, massa muscular, água, idade metabólica.


E assim provamos o emagrecimento com a redução de gordura corporal e aumento de massa muscular, que é importante. E quanto mais músculos temos mais facilidade em perder gordura.


É preciso deixar bem claro de que a perda de peso, vista isoladamente, pode não refletir em um emagrecimento saudável. E que a avaliação nutricional e avaliação física auxiliam em um planejamento alimentar individualizado e focado no objetivo de cada paciente seja emagrecimento ou hipertrofia.

Mayara Longo

Nutricionista Clínica e Esportiva

CRN 33349